Mestrado em História lança canal de divulgação científica

Neste momento em que as redes sociais estão entre os principais meios de comunicação com a sociedade, o Programa de Pós-Graduação em História da PUC Goiás criou uma ferramenta para ampliar a divulgação científica a partir das produções docentes e discentes: no dia 21 de setembro, às 19 horas, estreia o primeiro programa do canal Histórias em Mosaico, disponibilizado na plataforma de vídeos YouTube.

A primeira edição contará com a participação do mestrando Tales Damascena de Lima, bolsista da CAPES/PROSUC, que discutirá o tema Didática da História e consciência histórica de crianças de 7 a 10 anos, projeto vinculado à linha de pesquisa Educação histórica e diversidade cultural, sob supervisão da professora Thais Alves Marinho, coordenadora do Programa.

Os conteúdos veiculados no canal terão o formato de entrevistas, que serão conduzidas pelo pós-doutorando em História, Makchwell Coimbra Narcizo, a partir das problemáticas da pesquisa apresentada pelo convidado do dia. Os ouvintes poderão participar fazendo perguntas pelo chat ao vivo . A princípio, os programas terão periodicidade quinzenal e serão transmitidos às segundas-feiras, às 19 horas.

Vale ressaltar que essa iniciativa virtual foi inspirada a partir de uma publicação impressa, a Revista Mosaico, meio de divulgação científica do Mestrado em História da universidade, que dá visibilidade às pesquisas produzidas por docentes e estudantes.

Como a maior parte das pesquisas desenvolvidas na PUC Goiás envolvem a história regional, em articulação com pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais, o novo canal visa contribuir para a historiografia do Centro-Oeste, do Brasil e do mundo.

De acordo com a organização, outro intuito da proposta é superar os abismos e lacunas da História Oficial, evitando as fragmentações que os regionalismos podem promover, daí a menção à História como um mosaico.

“A linguagem científica exigida pela revista acaba limitando o acesso a um público de especialistas, então concluímos que uma das formas de popularizar o conhecimento produzido pelos pesquisadores de História da PUC Goiás era recorrer às redes sociais”, observa a profa. Thaís, que também é editora da revista.

Inscreva-se aqui.

Sobre a Revista Mosaico

É o periódico do Programa de Pós-Graduação em História da PUC Goiás criado em 2008. Enfatiza, na grande área das Ciências Humanas, os estudos históricos e culturais, de forma interdisciplinar, com a missão de divulgar a produção científica e estabelecer intercâmbios com outras instituições locais, nacionais e internacionais.

A proposta da revista é tentar formar um conjunto novo, ou, assumindo-se a pretensão, de redesenhar o quadro de uma historiografia aberta. “Se propõe a ser um espaço amplo para a execução e demonstração de mosaicos historiográficos, no plural, já que há muito tempo que a História deixou de ser pensada no singular e disciplinarmente”, reflete a editora.