Mestrado em Atenção à Saúde oferece workshop de redação científica

O Mestrado em Atenção à Saúde da PUC Goiás promoverá nesta segunda-feira, 29, e na terça-feira, 30, um workshop de redação científica com o professor Gilson Volpato, no auditório da Área 6, a partir das 8 horas.

O Programa completa 10 anos em 2023 e, consolidado, passa pela fase de aprimoramento das atividades acadêmicas e científicas. Para a coordenadora, Vanessa da Silva Carvalho Vila, o workshop é importantíssimo, porque permite o avanço na produção do conhecimento científico na área da saúde, notadamente considerando que o responsável por ministrá-lo é o professor Gilson Volpato, uma liderança nacional na área.

Ainda sobre o mestrado, a professora informa que o curso tem 30 estudantes: “São profissionais da área da saúde (enfermagem, medicina, fisioterapia, nutrição), que vão desenvolver seus projetos de pesquisa e depois socializar o conhecimento produzido. Neste sentido, o workshop de redação científica é fundamental para o desenvolvimento dessa competência”, destaca.

A professora também mencionou que a realização do workshop só foi possível graças ao apoio financeiro recebido da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) por meio de um projeto de qualificação dos programas de pós-graduação do Estado.

Honrado com o convite para ministrar o workshop, o professor de redação científica, Gilson Luiz Volpato explicou que, no Brasil, o ensino nessa área é muito equivocado e, por esta razão, um de seus objetivos é esclarecer para os alunos que, ao escrever um artigo, o cientista está conversando com outro cientista: “É um diálogo. O que eu faço é propor a mistura da filosofia da ciência, metodologia, comunicação, prática da pesquisa, enfim, e tudo isso se desdobra no texto, que é uma interface. A minha pretensão é mostrar os caminhos, ferramentas importantes para que os estudantes entendam as dúvidas da ciência e da redação”, propõe.

Também presente na abertura do workshop, a pró-reitora de Graduação e Pesquisa, professora Priscila Valverde de Oliveira Vitorino, falou sobre a qualidade do curso ministrado pelo professor Gilson, que já foi assistido por ela algumas vezes: “O professor Gilson Volpato com esse curso de redação científica traz uma visão otimizada de como a gente pode fazer as nossas produções. É um curso bem prático e que consegue otimizar e qualificar os artigos, o que é importante para os nossos estudantes do mestrado e dos cursos de graduação”, afirmou.

Embora esteja inserido no Mestrado em Atenção à Saúde, o curso de redação científica integra uma programação de formação continuada dos pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, abarcando os alunos de todos esses programas.

A vice-coordenadora do Mestrado, professora Marina Aleixo Diniz Rezende, também prestigiou o evento.