Memorial do Cerrado é opção de lazer cultural nas férias

Apesar do calendário acadêmico da universidade indicar final de semestre e recesso das atividades durante o mês de julho, o Memorial do Cerrado permanecerá aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.

O Memorial do Cerrado é um complexo científico desenvolvido pelo Instituto do Trópico Subúmido (ITS), onde busca-se representar ao público de maneira interativa, através da imersão ao ambiente, o desenvolvimento dos biomas que constituem a região central do país e sua relação com o homem.

O espaço cultural foi considerado o local mais bonito de Goiânia em 2008, abarcando histórias riquíssimas desde o desenvolvimento do planeta Terra até a chegada dos colonizadores portugueses em solo brasileiro. Desta maneira, possibilitando aprofundar o conhecimento acerca de ciências humanas e naturais.

Dentro do Memorial encontram-se o Museu de História Natural, que contém fósseis datados em até 600 milhões de anos, e a representação cenográfica da vila de Santa Luzia, responsável por abrigar o primeiro povoado de origem portuguesa no Brasil.

A vila cenográfica permite a inserção dos visitantes na história do local, permitindo a eles andar por espaços rurais e urbanos, além de interagir com os artefatos históricos. O ambiente ainda conta com uma réplica de uma aldeia indígena Timbira, construída em formato circular.

Como representação da resistência das populações afro-brasileiras que fugiam da escravidão, os quilombos representam não somente um sítio geográfico, mas um símbolo de luta que marcou a história brasileira. O complexo representa uma réplica fidedigna dos quilombos existentes no cerrado.

Para estimular os visitantes a produzirem durante a visitação, o complexo conta com um auditório ao ar livre, com 150 lugares, dedicado a realização de oficinas educativas, piquenique e recreação.

O local conta, ainda, com uma vegetação que corresponde a 2 km de extensão destinados à trilha ecológica aberta em uma reserva intacta de Floresta Tropical e de Cerrado, localizada na Estação Ciência São José. A Trilha da Semente Peregrina realiza com maestria a proposta de interação com os ambientes desenvolvidos no complexo, oportunizando ao público o conhecimento científico do ecossistema natural.

O ingresso custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Mais informações podem ser obtidas no telefone 3946-1723.

Foto: Jota Jr.

Texto: Juliano Cavalcante, estagiário de Jornalismo da Dicom