Medicina Veterinária Legal é pauta do CCTI

Você sabia que os maus-tratos contra animais podem indicar a ocorrência de violência doméstica?! Essa é uma discussão dentro da Medicina Veterinária Legal, que tem a missão de auxiliar nas investigações criminais, provando que além de promover a saúde e o bem-estar dos animais, a profissão também tem um olhar para os seres humanos e o desenvolvimento social e sustentável do planeta.

Consciente dessas demandas, a III Semana de Medicina Veterinária da PUC Goiás (SEMAVET) marca presença na programação do Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da universidade (CCTI) e será transmitida de 19 a 22 de outubro pelo Microsoft Teams.

Palestras com enfoque para cães, gatos, ruminantes, equinos, suínos, aves, animais silvestres e saúde pública serão ministradas pelos palestrantes convidados nos sete módulos da SEMAVET.

Faça sua inscrição

Promovido pela coordenação do curso, em parceria com o Centro Acadêmico, o evento é aberto para estudantes da PUC Goiás e de outras IES. O link para inscrição está disponibilizado na bio do perfil @semavetpucgo (Instagram).

De acordo com a coordenadora do curso, profa. Maria Ivete de Moura, a Medicina Veterinária Legal é um módulo de destaque no evento, pois enfatiza o papel desta área para investigar as tragédias ambientais, participar da avaliação e valoração de rebanhos em processos judiciais e, também, nas pesquisas que têm como objeto de estudo a Teoria do Link, que faz uma conexão entre maus-tratos contra animais e a violência doméstica.

Apesar de ser pouca conhecido no Brasil, esse tipo de estudo é bastante utilizado nos Estados Unidos e na Europa para auxiliar nas investigações e prevenir crimes.

“A violência praticada contra filhos ou cônjuges e a crueldade animal estão intimamente conectadas umas às outras, e esse círculo continuará até que seja quebrado”.

Profa. Maria Ivete, coordenadora do curso

Vale destacar que as áreas de atuação do perito médico veterinário envolvem o meio ambiente, maus-tratos, clínica, patologia, avaliação de rebanhos, seguro animal, saúde pública, bem-estar e proteção animal, entre outras. Todos esses temas serão abordados nos dias 20 (14 horas) e 21 de outubro(14 horas e 15h45). O resumo das atividades e o currículo dos palestrantes estão disponíveis no instagram mencionado.

Programação

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, a profissão oferece mais de 80 áreas de atuação e tem um papel indispensável para o desenvolvimento econômico e social no Brasil. De olho nesta realidade, a SEMAVET oferece aos participantes um vasto conteúdo, que irá abordar as habilidades e competências exigidas no ofício da Medicina Veterinária.

Os participantes também terão a oportunidade de aprofundar em temas como a clínica e cirurgia de animais de companhia e de produção, biossegurança em granjas, reabilitação de animais silvestres, enriquecimento ambiental para animais de zoológico, comportamento e personalidade de cães e equinos, acumulação de animais e seu impacto na saúde pública, além da reprodução e manejo reprodutivo dos animais de produção.

A abertura da SEMAVET ocorre no dia 19 de outubro, às 8h30, com transmissão pelo Teams e abordará a importância do marketing pessoal e das ferramentas digitais para a carreira do médico veterinário.

O curso de Medicina Veterinária da PUC Goiás é vinculado à Escola de Ciências Médicas e da Vida. Confira as principais informações sobre o curso e as formas de ingresso aqui.