MEC publica regras para vagas remanescentes do Fies

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no Diário Oficial da União as regras para a ocupação de 50 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2020. O número de financiamentos oferecidos, prazos e procedimentos para inscrição dos candidatos ainda serão anunciados pelo MEC em novo edital.

As vagas remanescentes são aquelas que não foram ocupadas no decorrer do processo seletivo regular, por desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação na contratação do financiamento. Diferente do processo seletivo regular, a ocupação das vagas remanescentes ocorrerá de acordo com a ordem de conclusão das inscrições. Por isso, é importante conhecer as regras dispostas na Portaria, e que também constarão no edital que será publicado em breve.

Quando estiverem abertas, as inscrições serão realizadas por meio da página do Fies neste link: http://fies.mec.gov.br/ , onde os estudantes também poderão conferir o cronograma do processo seletivo.

Podem participar dessa nova etapa aqueles candidatos que participaram de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com o mínimo de 450 pontos na média das cinco provas, além de nota superior a zero na redação e possuírem renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa da família. Podem concorrer ao Fies tanto aqueles que ainda não entraram no ensino superior ou quem já possui matrícula, mas não tem condições financeiras de arcar com o valor das mensalidades.

(Com informações da Agência Brasil)