LAC recebe troféu pelo trabalho de combate à pandemia

Um  reconhecimento que enaltece o curso de Biomedicina e o Laboratório Clínico(LAC) da PUC Goiás, que exercem um papel fundamental no combate à pandemia. Desde abril de 2020, a equipe da universidade, composta por professores e acadêmicos, realizou mais de 10 mil testes de anticorpos e antígenos para a Covid-19, colaborando para os inquéritos epidemiológicos do poder público municipal, cuja finalidade  é conter o avanço do coronavírus em Goiânia e promover políticas públicas de prevenção e controle da doença.

Com base neste contexto, os Conselhos Regional e Federal de Biomedicina (CRMB- 3  e CFMB-3) entregaram na manhã desta sexta-feira, 7, um troféu à universidade para coroar o trabalho desenvolvido neste período pandêmico.

A honraria foi concedida pelo presidente do CRMB-3, Renato Pedreiro Miguel ao coordenador do LAC, prof. Frank Castro, que representou toda a equipe na homenagem. “A PUC Goiás saiu na frente, ofereceu seu corpo clínico e estudantes e começou  a fazer a testagem antes do serviço público começar a promover”, pontuou o líder do Conselho, durante visita à universidade.

De acordo com o prof. Frank, 130 docentes, estudantes e profissionais estão envolvidos atualmente no suporte e realização das testagens gratuitas voltadas à população. Vale destacar que a PUC oferece a infraestrutura e disponibiliza seu corpo docente e discente para a realização dos testes e, também, é parceira na campanha de vacinação contra a Covid. “A Saúde está aqui para servir a população. Quando foi feita a proposta, nos colocamos à disposição da Secretaria Municipal de Saúde para ajudar”, declara o professor homenageado.

Diretor da Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas, Biomédicas e Odontológicas (EFMB) da PUC Goiás, prof. Wilson de Melo Cruvinel, destacou que atuação do curso de Biomedicina vai muito além da previsão do exercício profissional. “A ação inclui aspectos referentes à prevenção e ações solidárias. Os nossos alunos têm participado dos testes sorológicos e no suporte à vacinação, então temos diferentes atuações. Os profissionais trabalham de forma integrada e isso é muito relevante”, reflete o gestor.

Uma formação completa

Desde o início do curso, o estudante de Biomedicina da PUC Goiás é inserido em ações práticas e, ao longo da sua formação, vai compreendendo o seu papel profissional e sua contribuição para a sociedade. O Laboratório Clínico, além de ser campo de disciplina e estágio, é um braço de apoio da Secretaria Municipal de Saúde e disponibiliza, em média, de 100 a 120 atendimentos diários e gratuitos à população goianiense. Ele não se limita à prática laboratorial e se faz presente em diversas ações da SMS.

A coordenadora do curso de Biomedicina, profa. Karlla Greick, agradece o empenho de todo o corpo discente, que desde o início da pandemia, colabora de forma voluntária nas ações. “Fomos surpreendidos pela adesão. Todos tiveram muita disponibilidade em ajudar o próximo e a participação foi massiva. O mundo e as pessoas ganham com isso”, complementa.