Laboratórios de Engenharia ganham reforço de tecnologias de inovação

Os cursos de Engenharia Elétrica e Controle e Automação da PUC Goiás ganharam um reforço tecnológico para os laboratórios onde são ministradas as disciplinas práticas. Eles receberam novos equipamentos das áreas de automação e instrumentação industrial e também de instalações elétricas. A doação dos equipamentos Shneider Eletric, multinacional francesa referência na área industrial, foi realizada pela empresa goiana Brava, nesta quarta-feira, 13, na Área 3 da universidade.

De acordo com o professor Felipe Nobre, coordenador do curso de Engenharia Elétrica, a doação foi o primeiro passo da parceria que deve ser continuada com a formação dos professores e dos acadêmicos para o uso das novas tecnologias. “Vamos ter a oportunidade de trabalhar em projetos maiores de pesquisa e técnicos para desenvolver nossos estudantes e nossos docentes”, explica ele.

Novos equipamentos serão usados em disciplinas práticas (Foto: Weslley Cruz)

A entrega foi realizada pelo Edson Bernardes de Melo Neto, diretor comercial da Brava, acompanhado de Junio Chagas, consultor de negócios da Shneider Eletric,  e faz parte de um programa de incentivo para instituições de ensino. A escolha da PUC foi feita por Edson Neto, que estudou parte da graduação na universidade. “O grande propósito que temos é realmente ter uma mão de obra mais capacitada para o mercado, voltada para as novas tecnologias, especialmente na área de automação, com a chegada da indústria 4.0”, explicou.

Para a professora Miriam Gusmão, diretora da Escola Politécnica, a parceria mostra como as empresas privadas podem caminhar junto com a universidade na formação dos profissionais do futuro. “Os estudante terão acesso a uma realidade do mercado de trabalho e estarão preparados para aplicar estas tecnologias nos processos”.