Laboratório da PUC recebe homenagem por atuação na pandemia

O Laboratório de Análises Clínicas da PUC Goiás receberá homenagem do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM e do Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3) pelo trabalho no enfrentamento da pandemia da Covid-19. O evento será nesta sexta-feira, 7, às 9 horas, na sede do LAC. 

A iniciativa do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) e dos Conselhos Regionais foi a maneira encontrada para condecorar os profissionais e as equipes e agradecer as iniciativas em prol da sociedade. Em Goiás, além do LAC, também foi escolhida a Secretaria Municipal de Saúde. 

Desde abril de 2020, a equipe do Laboratório de Análises Clínicas, ligado ao curso de Biomedicina, trabalhou em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para a realização dos inquéritos sorológicos. No ano passado, foram quatro inquéritos e mais de 10.000 amostras coletadas e processadas, que ajudaram no diagnóstico da pandemia na capital. 

Além disso, os estudantes de Biomedicina contribuíram na realização de PCR para Covid-19 nos postos montados pela Prefeitura e no apoio à vacinação contra a doença. “A Biomedicina está no enfrentamento da doença seja fazendo os exames dentro do laboratório ou indo pra campo para coleta de materiais ou na triagem da vacinação”, explica a coordenadora do curso, a professora Karlla Greick Batista Dias, lembrando que o trabalho é realizado por professores e estudantes e é um compromisso da área com a saúde pública. 

O presidente do CRBM-3, Renato Pedreiro Miguel, salienta a força dos biomédicos na batalha e na linha de frente, entre outras áreas relacionadas à doença, como a pesquisa científica, e até como formadores de opinião. 

“Esse troféu é apenas simbólico. Sabemos como os profissionais biomédicos se uniram, atuaram e demonstram desde o início da pandemia a força e a importância da Biomedicina para toda a sociedade”, conclui. 

(Com informações da Imprensa CRBM-3)