Jornada discute inovação e empreendedorismo

Estudantes e professores participam até sábado, 14 de maio, da I Jornada Científica da Escola Politécnica (I JCPOLI) PUC Goiás, com programação híbrida, tanto presencial quanto on-line. O tema central do evento, aberto nesta segunda-feira, 9, é Cultura, Inovação e Empreendedorismo. São mais de 50 atividades que incluem palestras, mesa-redonda, minicursos, competições e exposições.

De acordo com a professora Miriam Gusmão, diretora da Escola Politécnica, o evento amplia a integração entre estudantes e áreas de conhecimento. “Nós estamos plantando uma semente, queremos pesquisas integradas nestas áreas apresentadas e assim contribuir para resolver os problemas da sociedade”.

Um dos marcos da programação será o encontro de egressos do curso de Ciências da Computação, que completa 30 anos neste ano. São mais de 1.600 profissionais formados na graduação neste período. No dia 14, das 9h às 11 horas, será realizado o encontro, no Hall entre os auditórios 2 e 3 da Área 2. Serão fotos de personagens e momentos marcantes na trajetória do curso.

Exposição está aberta até quarta-feira, 11 (Foto: Ana Paula Abrão)

Outro ponto de encontro é a exposição Povos originários – Os caminhos da memória, do artista Marcos Costa. São pinturas feitas em carvão dos povos originários. A exposição é das 8 às 20 horas, no Proa da Área 1, até o dia 11. “No passado muito se perdeu por falta consciência do valor e de registros adequados. Em busca do resgate da memória perdida iniciei um trabalho autoral para reconstruir imagens de alguns desses povos. Trabalhando com descrições textuais, gravuras antigas do período colonial e estudo comparado de povos vizinhos, venho fazendo um percurso cujo objetivo é a reconstituição da memória perdida”, explica o artista, que já foi um dos professores do curso de Design da PUC.

A abertura da Jornada foi realizada na segunda-feira, 9, com palestra de Paulo Nunes, sócio da Ask Blue, empresa portuguesa de consultoria em tecnologia que está expandindo negócios para o Brasil. Ele falou das oportunidades no mercado internacional e da importância de se preparar para os desafios fora da universidade. A participação dele foi mediada pela engenheira de Sistemas, Daianne Souza, egressa da PUC Goiás e que hoje é uma das colaboradoras da empresa portuguesa. “Essa palestra possibilita mostrar que com esforço podemos alcançar as melhores vagas do mercado”.

Fotos: Ana Paula Abrão