Jornada busca sensibilização de estudantes e profissionais da saúde

As ligas acadêmicas de Medicina da Família e Comunidade (LAMEF) e de Slow Medicine (LASMED) da PUC Goiás promovem nos dias 16 e 17 de setembro a primeira edição da Jornada Acadêmica de Saúde das Populações Negligenciadas (Jaspon). Realizado inteiramente on-line e gratuitamente, o evento trará importantes discussões sobre populações historicamente e socialmente mais vulneráveis no Brasil.

A inscrição já pode ser feita gratuitamente por meio da seção de eventos do site pucgoias.edu.br e a certificação é de até 10 horas. Toda a transmissão será feita pelo canal da PUC Goiás no YouTube, com o apoio da Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas da universidade.

“Espera-se da Jornada o envolvimento do estudante com temas recorrentes à saúde de populações vulneráveis e que se consolide na memória dos participantes a necessidade de se voltar o olhar à promoção da equidade”, afirma Gustavo Modesto Espíndola, um dos idealizadores do projeto. “Nossa intenção é atrair o maior número de acadêmicos e profissionais da saúde possível, a fim de incutir e fomentar discussões relevantes sobre essa parcela da população que tanto carece de suporte, atenção e cuidado”, lembra Bárbara Rosa, que também ajudou a idealizar a ação.

A programação inclui a discussão sobre a população negra e a população carcerária no dia 16 e sobre a população em situação de rua e as populações indígena e ribeirinha no dia 17. Grandes nomes como a dra Maeli Calmon, dr. Henrique Schlossmacher, dra. Erika Aguiar Lara Pereira e dr. Ricardo Sirigatti integram as discussões.

O evento é aberto à comunidade e poderá ser acompanhado das 19h às 21 horas nos dois dias, pelo endereço youtube.com/pucgoias.

Acesso direto à programação do primeiro dia:

Acesso ao segundo dia: