IV Humanitas promoverá conferência sobre educação para o humanismo solidário

Em artigo publicado este ano no site da CNBB, Dom Antônio Assis, Bispo auxiliar de Belém do Pará (PA), discorre sobre a importância de educar para o humanismo solidário, explicando que a expressão significa também preparar as pessoas para que possam dialogar, pressupondo, assim, não somente a troca de palavras, mas a acolhida da diversidade, a aceitação do outro, o reconhecimento da sua dignidade e o respeito por seus valores.

Também abrange a expressão o reconhecimento da liberdade e da igualdade entre todos os povos das mais variadas culturas, a consciência da mesma dignidade de todos, a busca incessante da paz e da justiça e a ideia de que educar para o diálogo deve ser um componente importante para todas as instituições educativas.

Por ser um tema de tanta relevância e com tantos desdobramentos, a IV Humanitas, evento que já está em sua 4ª edição na PUC Goiás, organizado e realizado pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Humanidades, promoverá várias atividades em sua programação: oficinas, minicursos, rodas de conversa, mesa-redonda e conferências, entre os dias 17 e 21 de outubro.

A abertura terá uma conferência, no dia 17 de outubro, às 20h30, intitulada: “Educar para o humanismo solidário: diálogos com jovens universitários da PUC Goiás”, que será proferida pelo professor da PUC Minas Eduardo Brasileiro de Carvalho com moderação da professora Thaís Alves Marinho.

O evento será na Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), mas a abertura e a mesa redonda de encerramento também serão transmitidas on-line pelo youtube por meio do link https://youtu.be/Fmx4Li6jsSA.

Ao falar sobre a relevância da iniciativa, a professora Rosemary Francisca Neves Silva, explicou que o Humanitas nasceu de uma ação articulada do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Humanidades, que faz parte do projeto pedagógico e está incluído na Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da PUC Goiás.

“Na EFPH, o núcleo de pesquisa em humanidades é formado pela antropologia, filosofia ou sociologia. Esses campos do saber têm como objetivo contribuir com a própria missão da PUC Goiás no desenvolvimento da formação humana integral associada à produção e socialização do conhecimento e difusão da cultura universal, que também está garantido no programa de desenvolvimento institucional da PUC Goiás, seguindo sempre os critérios e valores cristãos e também as diretrizes curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação”, explicou.

A professora explicou também que o evento consolida um trabalho que já vinha sendo realizado ao longo dos anos, decorrente do colóquio das humanidades, que agora tem uma abrangência maior, alcançando não só a EFPH, mas todos os cursos da universidade,  proporcionando o desenvolvimento de um trabalho de formação humana integral.

O propósito do evento é entrar nas escolas da universidade e dialogar com a comunidade acadêmica (alunos, professores e gestores). Além dos professores de filosofia, sociologia e antropologia, foram convidados professores de outras áreas, como das engenharias para fortalecer e engrandecer o diálogo.

A professora Rosemary lembra, por fim, que o evento Humanitas também é uma das ações da PUC Goiás que efetiva o pedido feito pelo Papa Francisco, promovendo encontro e diálogo, dentro do pacto educativo global, no documento ‘Educar para o humanismo solidário’.