ITS recria paisagismo do Memorial do Cerrado

A equipe do Instituto dos Trópicos Subúmidos (ITS) da PUC Goiás trabalha na renovação do paisagismo com a organização de plantas e arbustos no Câmpus II, localizado no Jardim Mariliza. Também prepara os espaços do local para a Semana Nacional do Meio Ambiente, com início no dia 6 de junho, colocando em prática o projeto Adote o Cerrado, com doação de mudas e oferta gratuita de consultoria para recuperação de áreas de nascentes.

De acordo com o professor do ITS, Roberto Malheiros, as mudas estão sendo produzidas e manejadas no viveiro, com a seleção e preparação de 150 mudas de Bromélias, Cactos, Palmeiras, Philodendron, Arbustos Florais e Plantas Arbóreas. Estas mudas estão sendo utilizadas na primeira etapa do projeto, para compor o espaço frontal do Museu de História Natural do Memorial do Cerrado. Na composição dos jardins naturais do ITS também estão sendo aproveitadas e remanejadas espécies nativas já existentes no local, e outros componentes decorativos, que simbolizam aspectos naturais e culturais da região. O projeto irá se estender aos demais espaços do complexo Memorial do Cerrado em etapas posteriores e em conformidade com as características dos cenários já criados.

Para Malheiros, “o ITS foi concebido com a missão de estudar, valorizar e recuperar os ambientes e a biodiversidade do Cerrado. A valorização dos recursos do bioma deve ser exemplificado internamente, como uma vitrine motivadora e educativa para as ações externas”. Com o apoio da direção do ITS, está sendo planejado um novo conceito de paisagismo, denominado Paisagismo Naturalista, com a utilização e valorização das espécies nativas do Cerrado.

Para a coordenadora acadêmica do ITS, Nicali Bleyer Ferreira dos Santos, “este é um projeto que vem de uma ideia um pouco antiga de paisagismo natural que queremos revitalizar no Memorial do Cerrado, para que seja um espaço de ensino e aprendizagem, desde a entrada, lá no Museu, o visitante, o aluno, possa se sentir instigado a trabalhar os seus sentidos na percepção da composição arbórea do Cerrado. Estamos valorizando o paisagismo natural no sentido de despertar o sensorial, com a diversidade das espécies usadas, nas texturas, nos aromas, na diversidade de formas e cores”.

A coordenadora explica que é uma proposta dinâmica, “pois existe um potencial muito grande aqui para se trabalhar, principalmente em espaços urbanos, valorizando a flora e a fauna local, promovendo pequenos refúgios para os animais silvestres”. Ao entrar no Museu, o visitante vai ter um contato visual com os diferentes tipos de vegetação utilizadas neste paisagismo, já com a identificação das espécies, com o objetivo de ambientar o visitante antes da trilha ecológica, que também está recebendo identificação das plantas.

O ITS conta com parcerias, como o diálogo da equipe com o professor da UnB, Júlio Pastore. Ele irá ministrar palestra dentro do Projeto Ciência em Casa da PUC Goiás, pelo ITS, no dia 17 de maio, às 15 horas, pela Plataforma Teams. O professor Júlio já desenvolve um projeto semelhante no Minhocão em Brasília e vai falar sobre esta experiência e outras intervenções.

(Texto: Eliani Covem/ Assessora da Proex)