ITS completa 29 anos com plantio de mudas

A celebração dos 29 anos do Instituto do Trópico Subúmido, nesta quarta-feira, 21, dia da Árvore, foi marcado pelo plantio de 29 mudas de árvores do Cerrado no Câmpus II da PUC Goiás, no Jardim Mariliza. A data marca o trabalho do instituto com foco no estudo e na preservação do bioma.

O plantio foi realizado por servidores do ITS e por estudantes do curso de Agronomia, além da professora Márcia Alencar, pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil da universidade. “Eu acho que a comprovação do compromisso institucional com a defesa do meio ambiente dos biomas como um todo e a defesa do Cerrado, em particular, é justamente o que motivou a criação do Instituto do Trópico Subúmido, que hoje completa 29 anos”, afirmou ela.

Professora Márcia lembrou o trabalho de conscientização e de educação ambiental realizado pelo ITS e, particularmente, o trabalho de pesquisa e preservação do Cerrado, o principal bioma do Centro-Oeste. Um dos marcos do ITS é o Memorial do Cerrado, um complexo que apresenta as diversas formas de ocupação do bioma e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. Fechado para a visitação por causa da pandemia do coronavírus, o espaço é utilizado pelos acadêmicos para estudos e deve em breve ser reaberto ao público.

Às vésperas do 30º aniversário, o ITS ampliou sua atuação na comunidade e dentro da universidade com a oferta de cursos, visitas monitoradas de escolas e doação de mudas para viveiros. São realizadas oficinas de preparação de mudas, recuperação de nascentes, que ensinam a fazer horta em casa e compostagem, entre outras atividades, com a participação de acadêmicos da universidade.

Um dos destaques é o projeto Adote o Cerrado, que oferece consultoria técnica para pequenos produtores para reflorestamento de áreas degradadas. No total, são 250 mudas já plantadas a partir desta iniciativa. Nos últimos 3 anos, o ITS foi responsável pela distribuição de 2.500 mudas para a comunidade e plantio de outras 5 mil mudas no Câmpus II.

Atualmente o ITS conta com o trabalho de 54 estudantes voluntários, além da colaboração de turmas dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Geografia e Biologia.  A estudante Amanda Oliveira Cardoso, do 3º período de Agronomia, participou da celebração e foi responsável pelo plantio de uma das mudas. Ela lembrou o efeito do desmatamento no clima e agradeceu a oportunidade de contribuir. “Muita gente está dando mais importância para as árvores, valorizando-as e plantando-as”.

Para informações sobre doações: (62) 3946-1711