Internato 1 da Enfermagem realiza mais de 93 mil procedimentos

Cerca de 60 estudantes do curso de Enfermagem da PUC Goiás realizaram mais de 93 mil procedimentos nas unidades básicas de saúde do município de Goiânia, de agosto a novembro deste ano. O levantamento foi apresentado nesta terça-feira, 30 de novembro, pela coordenação do curso, durante a 6ª Mostra do Internato I, nas Salas Multiuso (Área 4).

“É com muita alegria que fazemos essa devolutiva para a PUC. Mesmo na pandemia, os alunos estiveram 100% presenciais nas diferentes unidades básicas de saúde, com supervisão direta dos professores e com a participação dos preceptores e da Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). É uma iniciativa que marca a presença dos docentes e estudantes frente à pandemia da Covid-19”, anuncia a coordenadora do curso de Enfermagem, Vanusa Claudete Anastácio Usier Leite.

O Internato na PUC, dividido em 1 e 2, é um estágio obrigatório regulamentado pelo MEC, que corresponde a 20% da carga horária total do curso de Enfermagem. No primeiro, o estudante atua nas unidades básicas de saúde e no segundo é inserido nas áreas hospitalares do município.

Durante o segundo semestre deste ano (2021/2), os estudantes do Internato 1 estiveram inseridos na saúde pública, atuando nas campanhas de vacinação e no atendimento à comunidade.

Para a acadêmica Ana Lyra Luso da Silva, o estágio foi uma experiência gratificante. Durante 3 meses, ela participou de uma imersão completa no CSF do Parque Santa Rita e contou com todo o apoio da equipe da SMS para colocar seus conhecimentos em prática. “Pudemos participar da campanha de vacinação, consulta de pré-natal, fazer curativos, entre outras atividades. Firmamos relações com os profissionais de saúde, que nos apoiavam na questão do ensino e nas práticas das habilidades. A unidade sempre nos acolheu”, relata.

O trabalho dos estudantes soma à saúde pública e a parceria tem auxiliado a SMS a ter resultados mais efetivos. A preceptora do CSF do Parque Ateneu, Marinalva Pereira de Carvalho, afirma que o internato vem contemplar o tripé ensino, serviço e comunidade e os alunos têm papel fundamental dentro deste processo de levar conhecimento e, ao mesmo tempo, aprender com a nova experiência.

“É uma parceria de sucesso, que contribui para a saúde da comunidade e para o ensino. A vinda dos estudantes nesta época de pandemia trouxe para os profissionais uma mão de obra que contribuiu demais para os resultados alcançados na saúde. Com apoio da universidade, alcançamos resultados excelentes de atendimento”, ressaltou.

Entre as atividades desenvolvidas, a representante da Secretaria destacou a participação discente na vacinação contra a Covid-19, a atuação no calendário de vacinação básica, que foi mantido na pandemia, e o atendimento à comunidade.

Para a aluna Delma da Silva Pereira a experiência do primeiro internato foi uma preparação para o mundo do trabalho. Ela destacou que o estágio antecipou situações que ela só aprenderia lá na frente, após a graduação. “Agora quando eu chegar na unidade, eu já sei como é o atendimento, o fluxo daquela unidade, então tudo fica mais tranquilo”, pontua.

Ela também destacou o apoio que teve da coordenação, dos professores e dos colegas durante todo o curso, principalmente, na época em que estava grávida do seu filho Henrique, que hoje tem 2 anos e 6 meses. Em discurso, ela agradeceu o apoio de todos, destacando que encontrou na universidade não apenas uma oportunidade para sua qualificação profissional, como também uma autêntica rede de apoio para lidar com os desafios que chegam junto com a maternidade.

“Eu tive uma gama muito grande de apoio da coordenação, dos professores e dos colegas também. Tive algumas dificuldades na gestação, acabei inchando muito. Os professores me ligavam muito e eu fazia prova no bloco deles, para não ter que subir as escadas”, relembra a estudante.

A Mostra do Internato I inaugura a série de comemorações alusivas ao aniversário de 80 anos do curso de Enfermagem da instituição, que serão completados em outubro de 2022.

Fotos: Wagmar Alves