Inscrições abertas para premiação na área de alimento sustentável

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e o Instituto Fórum do Futuro se uniram para lançar, em parceria com o Banco Mundial, a edição nacional do Prêmio Novos Talentos para o Alimento Sustentável. A iniciativa busca estimular pesquisas nacionais que promovam a integração entre ciência, natureza e desenvolvimento, na perspectiva da promoção do alimento sustentável, de forma multidisciplinar, envolvendo todas as áreas do conhecimento. As inscrições estão abertas e serão aceitas pelo endereço www.premionovostalentos.com.br até 31 de outubro de 2016.

Serão duas categorias premiadas: Agregação de valor indústria, comércio e serviços; e Pecuária de Baixo Carbono. O vencedor de cada categoria receberá R$ 15 mil e o segundo e terceiro lugares, R$ 5 mil cada um. Entre os objetivos da premiação estão a apresentação aos jovens pesquisadores das novas fronteiras dos desafios centrais do aumento da produção de alimentos consorciado com a ampliação da sustentabilidade do processo produtivo; o estímulo ao empreendedorismo nas Universidades; o auxílio ao desenvolvimento do processo de inovação tecnológica e das pesquisas nas universidades; entre outros.
fapegnovostalentos
Podem participar estudantes de mestrado, de doutorado, mestres e doutores que tenham menos de 35 anos de idade, em 22 de novembro de 2016. Cada proposta deverá apresentar sua ideia por meio de um resumo do trabalho, com no máximo 20 linhas, sintetizando a visão do pesquisador ou do grupo de pesquisa quanto ao potencial econômico, social ou ambiental do produto resultante do trabalho de pesquisa. A escolha dos premiados será realizada por uma comissão julgadora proveniente da comunidade científica e tecnológica, escolhida e designada pelos realizadores da premiação. A divulgação dos resultados será feita no dia 29 de novembro, na sede do Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA), em Brasília.

Sobre o tema
O Brasil deverá liderar a oferta de alimentos nas próximas décadas e o sucesso desta trajetória é crucial para a segurança alimentar global. Muito além disso, porém, o País terá ao mesmo tempo que ampliar a sustentabilidade e reduzir a emissão de carbono em seu processo produtivo. Nesse sentido, o Prêmio Novos Talentos para o Alimento Sustentável busca estimular os pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, cujos trabalhos estão inseridos naqueles desafios.

Para a presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, o Prêmio contribuirá para dar mais visibilidade às responsabilidades social e ambiental, em relação ao alimento, de modo a estreitar as conexões entre ciência, tecnologia e inovação, ao mesmo tempo em que aumentará o estímulo aos jovens talentos na busca por caminhos inovadores para o alimento sustentável no mundo.

“Goiás tem um papel preponderante em relação ao abastecimento alimentar e à questão da sustentabilidade do processo. A FAO já apontou a região Centro-Oeste como uma das principais fontes de abastecimento alimentar. A Fapeg, ao apoiar o Prêmio Novos Talentos para o Alimento Sustentável, confirma o compromisso de Goiás com o incentivo à ciência e à inovação como caminhos para a produção do alimento sustentável e a segurança alimentar mundial”, reforça.

De acordo com o presidente do Fórum do Futuro, Alysson Paolinelli, “a segunda maior revolução da oferta na produção sustentável de alimentos foi feita no Brasil e agora nossos jovens pesquisadores têm toda a capacidade de liderar essa nova etapa”, finaliza.

Mais informações podem ser acessadas pela página do prêmio, no endereço www.premionovostalentos.com ou pela página interna criada pela Fapeg especialmente para divulgação da premiação, no endereço www.fapeg.go.gov.br/premio-novos-talentos-para-o-alimento-sustentavel-2016/ (Texto Assessoria de Comunicação Social da Fapeg, com informações do Fórum do Futuro).