Iniciação científica: alunos conhecem na prática projetos disponíveis

Iniciação científica: alunos conhecem na prática projetos disponíveisUma novidade uniu professores pesquisadores e alunos da Escola de Ciências Agrárias e Biológicas, o Seminário da Pesquisa 2020 para divulgação dos projetos de Iniciação Científica com inscrições abertas. O evento inédito foi realizado nesta quarta-feira, 11, no Auditório do Bloco S do Câmpus II e reuniu os cursos de Ciências Biológicas, Zootecnia, Agronomia e Medicina Veterinária.

São mais de 30 projetos da Escola que podem recebem inscrições até dia 31 de março. O edital corresponde ao período de agosto de 2020 a julho de 2021. Cláudio Carlos da Silva, diretor da Escola, explica que é uma oportunidade única de participar já no primeiro período letivo “As pesquisas não são vinculada no curso, são de uma área de conhecimento. Podem participar em uma pesquisa que seja de outra área, o que permite múltiplos olhares e veem diferente os desafios sociais”.

O estudante Vítor Menezes, do curso de Medicina Veterinária, é calouro e tem interesse em genética. A pesquisa pode ser o caminho para uma carreira internacional, sonha o jovem. “Vim conhecer os projetos para saber o que eu posso fazer”, conta ele. A colega de Vítor, Iasmim Queiroz, também procura na pesquisa um direcionamento para o curso. “Quero aproveitar todas as oportunidades dentro da instituição”.

Os projetos foram apresentados professores responsáveis que buscam alunos para trabalhar como pesquisadores. A professora Mariana Campos Teles, coordenadora do curso de Ciências Biológicas, explicou para os presentes sobre como é feito o trabalho e a importância curricular da pesquisa. “Independente se o aluno vai seguir carreira acadêmica ou não, este é um espaço importante de discussão filosófica da ciência”.

O programa da Iniciação Científica, que é coordenado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa em toda a universidade, oferece vagas em cinco modalidades: com bolsa BIC/PUC Goiás (110 vagas), com bolsa PIBIC/CNPq (87 vagas), com bolsa PIBITI/CNPq (13 vagas), em contrapartida da bolsa universitária OVG (sem limite de vagas) e como voluntário (sem limite de vagas). O edital completo pode ser visto aqui. A inscrição deve ser feita conforme descrito no edital, por meio do Sistema de Gestão de Pesquisa (Sigep).