IGPA inicia campanha de financiamento coletivo em conjunto com BNDES

O Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) da PUC Goiás lançou esta semana a campanha de financiamento coletivo Memórias Indígenas, que visa o resgate de histórias e significados das imagens da Coleção Jesco Puttkamer – uma das mais famosas do Instituto – diretamente com os povos das etnias Yudjá e Waurá, provenientes do Xingu.

A Coleção Audiovisual Jesco Puttkamer da PUC Goiás é considerada uma das maiores sobre a história e as culturas dos Povos Indígenas no Brasil. São imagens e sons de 62 grupos sul-americanos coletados em quatro décadas de pesquisa. Sobre o projeto, o instituto explica: “precisamos da ajuda de representantes desses povos para identificar as histórias e os significados presentes nas imagens. Por isso, necessitamos de apoio financeiro para executar a qualificação desse material pelos Yudjá e Waurá”.

O projeto integra o programa Matchfunding BNDES+, que combina o crowdfunding (financiamento coletivo) com o aporte financeiro do BNDES. A cada R$ 1,00 arrecadado, o BNDES coloca mais R$ 2,00. No entanto, a campanha é no formato “tudo ou nada”, onde o dinheiro é devolvido aos colaboradores se a meta não for atingida.

A meta de R$ 113 mil deve ser atingida até o dia 20 de fevereiro. Clique aqui para conhecer a campanha, as recompensas e fazer uma contribuição a partir de R$ 20.