Idosos são vacinados na PUC Goiás

A primeira dose da CoronaVac/ Instituto Butantan chegou para os idosos de Goiânia. A universidade é um dos nove pontos de vacinação contra a Covid-19, voltada para as pessoas com mais de 85 anos. A imunização, promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), teve início na manhã desta quarta-feira,10, e segue até sexta-feira, 12, das 8h às 17 horas, na Área 1 da instituição, na modalidade drive-thru e, também, para pedestres, conforme o cronograma divulgado abaixo. Entre os imunizados do dia, o ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), 87 anos, compareceu à instituição para se vacinar, acompanhado do governador de Goiás Ronaldo Caiado (DEM) e do prefeito da capital Rogério Cruz (Republicanos).

“É o resultado de estudos e experiências das mais sofisticadas da área da Saúde e Medicina. Feliz o povo que tem à sua disposição a vacina. Eu conclamaria que a população busque o que a administração pública está oferecendo, sobretudo, aos mais antigos como eu, aos mais vividos”, declarou Iris, após receber a primeira dose da CoronaVac.


Entre os idosos que chegavam acompanhados por familiares, o clima era de emoção. Muitos, que estavam em isolamento social, agora têm esperança de reencontrar os familiares, com mais segurança. Domingos Pereira Coelho, 86 anos, foi um dos primeiros da fila e chegou à universidade com o neto Antônio. Com o semblante de alívio, ele expressou a alegria por vivenciar um momento tão marcante em sua vida.

“Estou muito feliz, há dias eu aguardava por isso e espero em Deus que minha esposa, que está na faixa dos 80 anos, seja vacinada logo. Tenho 61 anos de casado, cinco filhos, 12 netos e cinco bisnetos”, disse Domingos, em tom de alegria e com o olhar cheio de disposição para dar continuidade a essa história.

Já o casal de idosos, Manoel Alves Peixoto, 92, e América do Nascimento Peixoto,87, puderam receber a primeira dose juntos, por estarem na mesma faixa etária do grupo prioritário. Eles vieram à PUC com a neta Geovana Rosa, que é enfermeira e estava ansiosa para que os avós fossem imunizados. “Eles estão isolados em casa há um ano, sem contato com os netos e filhos, só pela porta, ali, um pouquinho. Essa vacina é um momento de esperança para voltar a convivência”, disse a jovem.

Vacinação no município

Vale destacar que SMS recebeu 16 mil doses da Coronavac e a meta é alcançar 100% deste grupo alvo, já que a população esperada para receber a primeira dose, na capital goiana, é de 12 mil pessoas. A segunda dose será ministrada daqui a 28 dias. Segundo o secretário municipal de Saúde, Durval Ferreira Fonseca Pedroso, também estão sendo vacinadas a domicílio, nesta etapa, as pessoas acamadas com mais de 60 anos. Até o momento, 500 pessoas deste grupo já receberam a primeira dose da vacina. O gestor também disse que não é necessário chegar aos locais de vacinação antes do horário estipulado, para que os idosos não se aglomerem e se exponham a riscos.

Envolvimento da universidade

A PUC Goiás, que oferece infraestrutura e força de trabalho para a campanha, mobilizando seus docentes, funcionários e estudantes do Internato em Enfermagem, continua colaborando na imunização. De acordo com a coordenação do curso de Enfermagem, mais de 60 acadêmicos estão envolvidos nesta etapa. Ana Luiza Nunes Guedes é uma das alunas voluntárias na ação. Para executar o trabalho, os estudantes se revezam entre a vacina, triagem e organização das filas. “É uma experiência que agrega no plano pessoal e profissional. É um momento de emoção para os idosos e para nós que estamos trabalhando, as pessoas ficam muito gratas”, relatou.

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, declarou que essa é fase mais importante da vacinação, já que esse grupo é o que tem mais incidência nos leitos de UTI com maior percentual de letalidade. “A imunização vai diminuir o fluxo de pessoas nos leitos e com agravamento nos quadros clínicos. É gratificante ofertar às pessoas a condição de respirar de novo. Vamos vacinar todos os 54 mil idosos de Goiás acima de 85 anos de idade”, declarou.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, também fez um alerta para que a população mantenha os cuidados para não disseminar o coronavírus. “A pessoa precisa ter os cuidados e esperar a segunda dose, mais de 30 dias, para dizer que está imune”. Ele reforçou a importância dos cuidados sanitários básicos, como a higienização das mãos com água, sabão e álcool em gel, além do uso de máscaras e o isolamento social para barrar a pandemia.

Confira, abaixo, o cronograma e locais de vacinação para os idosos acima de 85 anos:

10/02 – Idosos a partir de 85 anos com iniciais de A a I

11/02- Idosos a partir de 85 anos com iniciais de J a M

12/02- Idosos a partir de 85 anos com iniciais de N a Z

Postos de vacinação em Goiânia para pedestre

Região Norte: Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros

Endereço: R. Caiapônia, 240 – Jardim Guanabara I, Goiânia

Região Leste: Escola Municipal Bárbara de Sousa Morais

Endereço: Av. Uruguaiana – Jardim Novo Mundo, Goiânia – GO

Região Sudoeste: Escola Municipal Francisco Matias

Endereço: R. Carlos Gomes – Parque Anhanguera, Goiânia – GO

Região Oeste: Escola Municipal Lions Club Bandeirante.

Endereço: Praça da Bandeira, 200, Quadra 30, Bairro Goiá, Goiânia-GO

Região Noroeste: Escola Municipal Coronel José Viana

Endereço: Rua CM7 – St. Cândida de Morais, Goiânia – GO

Região Sul: Escola Municipal Moacir Monclair Brandão

Endereço: Rua C-115 – Jardim América, Goiânia – GO

Região Campinas-Centro: Escola Municipal Santa Helena

Endereço: Av. Curitiba, 400 – Vila Paraiso, Goiânia – GO

Obs.: nestas unidades a vacinação será por agendamento através do site: www.go.gov.br/vacinagoias

Postos com atendimento na modalidade Drive thru:

(Ordem alfabética)

Drive Thru Shopping Passeio das Águas

Av. Perimetral Norte, 8303 – Fazenda Caveiras, Goiânia. Acesso exclusivo pela entrada da Av. Perimetral

Drive Thru Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Área 1

R. 235, 722 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO.