Homenagens marcam abertura da Semana Científica da Geografia

A Semana Científica da Geografia foi aberta na noite desta segunda-feira, 9, com uma série de homenagens a docentes, egressos e profissionais pioneiros no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH). Comemorando os 70 anos do curso, fundado em 1949, reuniu personagens emblemáticos do presente e do passado para discutir o curso, a formação e a profissão. Também foi iniciada a programação científica, que segue amanhã em toda a escola.

“Resolvemos encerrar o ano comemorando, marcando esta história”, exclama a coordenadora do curso, professora Ângela Dantas. Nesta edição, também contemplam a programação do evento anual o já tradicional Projeto Integrador, que nesta edição discute o módulo Sociedade e Natureza, e o ato solidário, que entregará mudas a estudantes e visitantes da escola. Pôsteres e apresentações orais concluem a atividade.

Reconhecimento

Representando o time de docentes que integram a história do curso, mas que não estão aqui vinculados atualmente, o professor Diego Tarley Ferreira Nascimento (Iesa/UFG), trouxe, sobretudo, brilho nos olhos. Ao rever amigos docentes e estudantes, exclamou gratidão: “eu me sinto em casa e faço questão de estar aqui”. Também ex-professor, além de egresso da turma de 1989, o docente Vanilton Camilo de Souza também comemorou. “Para mim é um prazer muito grande, a demonstração de uma grande consideração. É também um momento de reencontro”.

Apesar de não ter sido docente da instituição, a professora Lana de Souza Cavalcante teve sua atuação pioneira reconhecida pelo corpo do evento, com a homenagem. “Me senti honrada. É o reconhecimento do trabalho de um grupo que é muito parceiro desde o início, de uma história de luta pela Geografia”.

Fotos: Weslley Cruz