Homenagem de mérito científico e premiação encerram quinta edição do Congresso

A quinta edição do Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás foi encerrada nesta sexta-feira, 18, de forma especial: com a presença dos presidentes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Anderson Ribeiro Correia, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Domingos Vieira, que, acompanhados de outras autoridades, entregaram prêmios aos estudantes e pesquisadores com trabalhos de destaque no congresso. Ao todo, foram mais de 140 estudantes reconhecidos com medalhas e diplomas de mérito, por trabalhos apresentados de temas livres, Iniciação Científica (IC), maratonas, olimpíadas e desafios.

Outro ponto alto da noite foi a entrega do título de Mérito Científico ao professor dr. Nelson Jorge da Silva Júnior, da Escola de Ciências Agrárias e Biológicas (Ecab). “É um título que recebo com muita humildade, pois existem docentes, nesta instituição, que considero mais merecedoras desse reconhecimento nesse contexto jubilar. Mesmo assim, sei da minha contribuição e fico feliz e honrado com a escolha”, disse, antes de receber a medalha e o diploma. No palco, reiterou o discurso, dessa vez emocionado, e brincou: “a PUC é uma ‘doença incurável’, e espero que vocês levem isso na positividade. Eu, assim como outros amigos e colegas que aqui estão, amo essa universidade e me considero um filho dela”.

Mais de 140 estudantes e pesquisadores foram premiados (Foto: Ana Paula Abrão)

Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e presidente do Congresso, a professora dra. Milca Severino agradeceu aos estudantes pela ampla participação nesta edição histórica – que marca tanto o Jubileu de Diamante da universidade, que completou 60 anos de fundação ontem, quanto o maior congresso científico já realizado na universidade. Em quatro dias de evento, foram 15.722 congressistas e 1.689 trabalhos apresentados. “Batemos, neste ano, novo recorde de inscrições, e comemoramos a forte presença dos estudantes de graduação e concluintes. Quase 500 trabalhos de Iniciação Científica foram apresentados, além de 331 trabalhos de conclusão de curso”, explicou.

“Programamos o Congresso de Ciência e Tecnologia como o nosso grande evento jubilar e isso se concretizou”, enfatizou o reitor. Presente do começo ao fim da premiação, o presidente da Capes definiu a PUC Goiás como “uma grande referência no Centro-Oeste” e brincou com o professor Nelson após conhecer sua história, apresentada a todos durante a homenagem. “Assisti ao filme do Indiana Jones tempos atrás com minha esposa e ela me disse que era impossível um professor fazer aquilo tudo, de pular de paraquedas, mergulhar e tudo mais e ainda ser pesquisador. Confesso que eu confirmei e ainda disse ‘isso só em Hollywood’. Depois do que vi hoje, eu vou ter que voltar atrás e dizer que conheci um professor e pesquisador que faz tudo isso e ainda foi bolsista Capes”, disse, arrancando risos da plateia.

Já o presidente da Fapeg, Robson Vieira, destacou a importância do evento para a divulgação científica no estado e o incentivo à pesquisa desde a graduação, que ultrapassa até mesmo os muros da universidade, uma vez que o evento recebe inscrições de estudantes de diversas instituições de ensino. “É um evento importante não só para a universidade, mas para o Estado de Goiás, porque é um espaço que revela talentos. Para a gente, é muito importante continuar apoiando”.

Fotos: Ana Paula Abrão