Homenagem a estudantes de alto desempenho integra programação jubilar

Uma noite de reconhecimentos e de honra. Com a presença de familiares e amigos os 262 graduandos deste semestre na PUC Goiás com maior desempenho acadêmico foram homenageados durante a cerimônia de Mérito Acadêmico, no teatro do Centro de Convenções PUC, o maior teatro do estado. Ao todo, 199 receberam a magna cum laude (com grandes honras, em latim) e 63 foram agraciados com a summa cum laude (com a maior das honras). Eles atingiram coeficiente de rendimento entre 8,5 e 8,9 ou superior a 9,0, respectivamente.

Esta foi a quarta edição da cerimônia em homenagem aos graduandos e conclui a programação de cerimônias do Jubileu de Diamante da universidade, por seus 60 anos de fundação. “Reconhecemos, ao longo desses dias, os estudantes que por aqui passaram. Agora, é o momento especial de reconhecer também os estudantes do presente”, pontou o reitor Wolmir Amado. Sobre a cerimônia, que é uma tradição em instituições centenárias internacionais, o gestor assumiu esperar que seja também um grande incentivo, já que a distinção pode fazer a diferença em seleções acadêmicas e de mercado. “É um incentivo para que eles continuem brilhando e, claro, para incentivarem os demais”.

Pró-reitora de Graduação da universidade, a professora Sonia Margarida Sousa definiu o evento como uma “distinção importante” e um “reconhecimento formal” aos estudantes que por questões diversas se destacaram por seu desempenho ao longo da graduação, sem desmerecer quem não conseguiu entrar para a lista. “É importante porque eles viram um exemplo positivo em um mundo com tantos exemplos negativos”, destacou.

Entre os homenageados da noite, a já quase bacharela em Direito Narúbia Marques, 40, que recebeu a summa cum laude por seu desempenho ao longo deste, que é seu segundo curso de graduação. “Estava na expectativa [pelo reconhecimento]. É importante ter incentivos para seguir”, frisou ela, que assumiu ter se encontrado na área. Recebendo a magna cum laude, a graduanda em Serviço Social Sarah Martins, 21, dedicou o reconhecimento a seus pais e colegas de curso e disse acolher a homenagem com humildade. “Foi impactante saber que estaria aqui. O estudo é algo voltado sempre para adquirir conhecimento, mas receber esse reconhecimento é muito gratificante, mesmo sabendo que somos um grupo privilegiado”, frisou.

Metodologia

A cada semestre, os homenageados são selecionados entre os possíveis formandos de cada curso de graduação que compõe as escolas da universidade. Para a seleção, é calculado o coeficiente de rendimento escolar (CRE), que abrange as notas de todas as disciplinas cursadas até o semestre imediatamente anterior.

Para a obtenção do título magna cum laude (com grandes honras), é preciso ter CRE entre 8,5 e 8,9. Para a summa cum laude (com a maior das honras), é necessário alcançar coeficiente igual ou superior a 9.

Nesta quarta edição, 55% dos estudantes reconhecidos contaram com algum tipo de bolsa, financiamento ou auxílio durante a graduação.

Fotos: Ana Paula Abrão

Fotos: Weslley Cruz