Grupo Guará encenará espetáculos no YouTube

O Grupo de Teatro Guará, da Coordenação de Arte e Cultura (CAC) da PUC Goiás, apresenta a peça Os Javalis na próxima terça-feira, 3 de novembro, às 20 horas, no canal da Federação de Teatro de Goiás, Feteg no YouTube. A apresentação será seguida de debate sobre a temática do espetáculo, que faz uma crítica à expansão do consumo e a perda de identidade do homem contemporâneo.

A peça, de autoria do dramaturgo baiano Gil Tavares, é inspirada no texto de Eugène Ionesco O Rinoceronte, e se desenvolve por meio do diálogo entre dois personagens sobre uma suposta invasão da cidade por javalis, que num rastro de fúria e destruição, devoram os habitantes e aniquilam tudo ao redor. Estão no elenco os atores Allan Jacinto Santana e Rui Bordalo, com direção de Samuel Baldani.

Jogo da verdade

Na quinta-feira, 5 de novembro, às 19 horas, com transmissão no canal da Feteg no YouTube, o Grupo Guará apresenta a peça Jogo da Verdade, a convite da Diretoria de Eventos Culturais da Prefeitura de Goiânia, dentro das comemorações dos 87 anos de Goiânia. Devido a pandemia do Coronavírus, uma programação virtual foi programada para as comemorações. O espetáculo é de autoria de Mariabe Aguilar, com Helena Borges e Marília Ribeiro no elenco e direção de Samuel Baldani.

De acordo com Baldani “a peça traz à cena o embate entre essas duas forças: razão e emoção. Decisões tomadas sem muita reflexão no passado vêm despejar suas dores no presente. A necessidade – de conhecer a verdade, de afeto, de algo mais – é o que move essa emocionante disputa. Duas mulheres, um embate. Ambas com o passado em comum e ao qual terão de prestar contas. Uma quer esquecê-lo e ele insiste em reaparecer”.

O Grupo Guará tem sido convidado para participar de vários eventos na capital, mesmo durante a pandemia. “Participamos das comemorações do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), de Lives da UFG e do Sesc e agora faremos estas apresentações. Estamos trabalhando muito, levando ao público essas produções que falam do ser humano nesse século, de estabelecer por meio do teatro um diálogo com a sociedade. O material do teatro é o ser humano e sempre investimos em histórias que retratam o dia a dia do ser humano, com todas as suas peculiaridades”.

(Texto: Eliani Covem/ Assessoria da Proex)