Gestores recebem novo arcebispo: companheiros de caminhada

O novo arcebispo de Goiânia e grão-chanceler da PUC Goiás, dom João Justino de Medeiros Silva, participou nesta quarta-feira, 30, da primeira reunião oficial da universidade, onde pôde conhecer os gestores, o organograma e os principais projetos da instituição. O evento, no Auditório da Área 4, também foi uma acolhida fraterna ao arcebispo, que está há 40 dias na nova função.

Ele foi recebido pela reitora, professora Olga Ronchi, que visitou todas as pró-reitorias com ele antes da reunião, e pelo secretário-geral da Sociedade Goiana de Cultura, professor Wolmir Amado. Para dom João Justino, a visita foi a oportunidade de conhecer parte das pessoas que fazem a universidade. “Foi uma chance de dar uma palavra de ânimo, de esperança, porque falar de universidade é falar de trabalho, de ensino, de pesquisa, de extensão. E isso nos compromete a todos na perspectiva de oferecer sempre o serviço de melhor qualidade”, explicou.

Dom João Justino fala ao grupo de gestores da universidade (Foto: Weslley Cruz)

Como arcebispo ele já esteve em algumas agendas na PUC, como Encontro de Famílias e a aula inaugural, mas esta foi a primeira vez em contato com diretores das escolas, coordenadores dos cursos e gestores administrativos. “A PUC Goiás é uma enorme bênção não só para nossa comunidade, para todo o Centro-Oeste, mas para nossa nação brasileira e, sem exagero, diria para o mundo todo porque somos uma universidade que serve as pessoas em profunda comunhão com evangelho que a igreja apresenta”.

A reitora da PUC Goiás, que recebeu dom Justino, falou da importância do encontro para os gestores. “Hoje formalmente nosso arcebispo e grão chanceler dá uma palavra para o grupo de gestores da universidade, uma palavra de quem tá chegando na Arquidiocese, mas também de alguém que vem de uma grande experiência na área da educação. E traz, portanto, na sua bagagem, uma larga experiência, em que certamente se transforma em uma orientação adequada para toda arquidiocese, mas especialmente para a universidade”, disse a reitora, lembrando o legado do arcebispo para a educação e a caminhada conjunta com a universidade.

Dom João Justino é doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, em 1984, onde cursou Filosofia e Teologia. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Foi perito da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB.

O evento foi aberto pela professora Olga Ronchi, que deu as boas vindas ao novo grão-chanceler, e foi seguida por oração do padre Davi Pereira, coordenador do curso de Teologia da PUC Goiás e administrador da Paróquia Universitária São João Evangelista. O professor Lorenzo Lago, chefe de gabinete, apresentou as estruturas da universidade e seus gestores e o funcionamento da instituição.

Campanha da Fraternidade

O evento também foi oportunidade para falar da Campanha da Fraternidade 2022. Lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no dia 2 de março, este ano tem como tema Fraternidade e Educação e o lema  “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31,26). “Nossa universidade é um espaço privilegiado para pensar a educação universitária, mas também do ponto de vista da extensão, alcançarmos muitas outras camadas da nossa sociedade, onde estão os grupos mais vulneráveis”, lembrou dom Justino.

Fotos: Weslley Cruz