Genética no campo de atuação dos zootecnistas

Mais de 200 alunos participaram da aula inaugural do curso de Zootecnia da PUC Goiás com o tema sobre a pesquisa genética dentro da atuação profissional, nesta quinta-feira, 22, no Câmpus II. O evento abriu oficialmente as aulas do segundo semestre de 2016 e integra calouros e veteranos.
O diretor da Escola de Ciências Agrárias e Biológicas, professor Cláudio Carlos da Silva, apresentou os trabalhos já realizados na área e as possibilidades mercadológicas para quem quer se especializar em genética. “O curso de Biologia da PUC já tem professores que trabalham com genética humana há alguns anos, desde o final da década de 1980. De lá para cá, percebemos que as experiências com os seres humanos podem ser traduzidas para os animais também, contribuindo principalmente na melhoria da produção de alimentos”.
Para o professor e palestrante, a visão de genética irá acrescentar no futuro profissionais de muitos acadêmicos, que já acumulam prática nas áreas comerciais  e produtivas. “Queremos qualificar mais esse alunos para o mercado de trabalho”, explicou o professor.  Ele também avaliou que a Escola conseguiu reunir os conhecimentos produzidos em cursos diferentes, mas que possuem muitas similaridades.
Segundo Marlos Castanheiro, coordenador do curso, há um tripé de sustentação da formação profissional com a genética, o meio ambiente e o manejo. “A genética entra como componente forte neste tripé. Uma vez que com o melhoramento genético conseguimos produzir animais com velocidade de ganho de peso, com aumento de produção de carne, leite e ovos. A ciência avanço e prol do ganho de produção animal”, explicou ele, lembrando que a partir do 3º período, os estudantes já têm contato com a temática.

Fotos: Weslley Cruz