Gastronomia promove workshop sobre carne suína

Lombo, costelinha, pernil e suã. Os cortes mais conhecidos da carne suína fazem parte da tradição de muitas famílias brasileiras. O que nem todo mundo sabe, no entanto, é que muito mais pode ser aproveitado.

Para trabalhar o assunto, o curso de Gastronomia da PUC Goiás iniciou nesta quinta-feira, 22, o evento de capacitação Do Campo à Mesa: Workshop Goiano de Carne Suína, promovido em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e com a Associação Goiana de Suinocultores (AGS).

Durante o evento, os 70 alunos inscritos, divididos em duas turmas, conheceram um pouco mais do contexto atual da criação de suínos no país e foram capacitados para os cortes mais recentes no mercado, como: filé mignon suíno, coxão mole, coxão duro, alcatra, picanha, lagarto, patinho, maminha, fraldinha e prime rib. “Para nós é muito importante, porque eles são gastrônomos”, destacou a coordenadora do curso, profa. Cristiane Souza Gomes da Fonseca. Segundo ela, o objetivo é que os futuros profissionais já entrem no mercado dominando o que existe de mais atual.

“Estamos trazendo esse debate para a universidade porque existe uma lacuna no consumo de carne suína. Estamos mostrando a qualidade da carne e o que pode ser produzido”, defendeu o consultor ligado às associações, Daniel Furtado Barbosa.

Para a capacitação, além de uma parte teórica, os alunos contaram com uma aula prática, utilizando uma matriz de 40 quilos. Cada participante recebeu, ainda, um manual de cortes suínos e uma cartilha de receitas.