Fórum de Estágio em Serviço Social discute realidade ibero-americana

O curso de graduação em Serviço Social da Escola de Ciências Sociais e da Saúde realizou ontem, 30, a 45ª edição do Fórum de Estágio em Serviço social, no Auditório da Área 1. O evento reuniu centenas de estudantes, supervisores de campo, supervisores acadêmicos e estagiários, além de pesquisadores do mestrado em Serviço Social.

“Este fórum tem um papel fundamental”, explicou a coordenadora do curso de graduação, professora Carmen Paro, ao lembrar que há mais de duas décadas o evento é o espaço de diálogo entre os desafios da profissão e a formação proporcionada pela academia. “É um espaço de problematização, de debate sobre nossa teoria e prática”, pontuou.

Para esta edição, o fórum contou com palestra ministrada pela professora e pesquisadora Alzira Maria Baptista Lewgoy, do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ao público presente, a pesquisadora falou sobre a realidade do estágio em serviço social nos países ibero-americanos, a partir da pesquisa que está desenvolvendo a Europa e na América do Sul. “É um trabalho de fôlego, que demanda muito trabalho. Apresentei os resultados preliminares em Portugal e iniciamos, aqui na PUC Goiás, a etapa brasileira”, frisou. A pesquisadora e suas orientandas devem percorrer universidades de todas as regiões do país, além de cursos de outros países da região para levantar os dados da pesquisa, que faz um panorama sobre esses cursos e o incentivo à prática profissional na academia.

“A palestrante, com muita propriedade, apresentou alguns resultados de sua pesquisa de âmbito internacional”, comemorou a coordenadora de Estágio, Monitoria, Egressos e Empresas Juniores (Caeme) da PUC Goiás, professora Ana Flávia Mori, citando que o estudo pode apresentar tendências para o estágio na área, além de fazer um panorama da região.