Feira apresenta profissões para estudantes do Ensino Médio

Para muitos jovens se aproxima uma das maiores decisões da sua vida: a carreira a ser escolhida. Com as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que possibilita o ingresso em várias instituições de Ensino Superior, encerradas no próximo sábado, 21, e vários processos seletivos abertos, este é um período importante para dar continuidade nos estudos. Durante toda a semana, a PUC Goiás realizou o projeto PUC de Portas Abertas em parceria com o Colégio Arena, voltado para o Ensino Médio em Goiânia.

Além de visitas com prática aos laboratórios das escolas da universidade, os estudantes do colégio participaram nesta quinta-feira, 19, da Feira de Profissões com exposição de projetos de 26 cursos de graduação da PUC Goiás. Organizado pela Coordenação de Admissão Discente da instituição, o evento busca mostrar aos jovens e às famílias quais as possibilidades para a nova etapa de suas vidas.

Grupo aprende mais sobre curso de graduação (Foto: Weslley Cruz)

O evento, realizado na quadra do colégio no Setor Bueno, deu oportunidade para os vestibulandos conversarem com professores e universitários sobre os cursos, as possibilidades de carreira e as trajetórias pessoais. “É um grande movimento e momento de interface da universidade com o Ensino Médio. É importante para o nosso aluno ter esta vivência, falar da sua escolha e para os alunos que irá escolher o seu curso poder tirar suas dúvidas, conhecer pessoas e cursos diferentes”, explica a coordenadora do projeto, professora Thelma Perini.

Para Césanne Barbosa, estudante do 3º ano, a participação na Feira ampliou seu olhar sobre as possibilidades de carreira. Ele, que estava certo de tentar uma vaga para Medicina, se viu encantado com os cursos de Ciências Aeronáuticas, Odontologia e Biomedicina. “Tem muita coisa que eu não sabia e abriu um leque”, afirmou ele, que também fez uma visita aos laboratórios de Medicina na PUC Goiás.

Dar esta possibilidade é também uma forma de apoiar os cerca de 800 estudantes do Ensino Médio. Segundo o coordenador de eventos do Colégio Arena, Thiago Francisco Miranda, a feira já é uma tradição da escola, que a realiza em parceria com a PUC há cinco anos, mas nesta edição com uma novidade: as visitas técnicas aos cursos da instituição. “Eles puderam ter uma vivência prática do que é esse universo das profissões e hoje a exposição para quem não pôde fazer as visitas experimentar um pouco das diversas áreas”, explicou ele lembrando que a fase destes jovens é marcada por muitas dúvidas.

O estudante Luiz Eduardo Batista, do 1º ano, pensa em escolher entre Nutrição e Odontologia, mas se viu surpreso na feira diante de tantas possibilidades. “Me chamou muita atenção as aulas práticas que mostram como o curso funciona e o que é a profissão”, afirmou. Mirian Gusmão, professora e diretora da Escola Politécnica, participou da feira e destacou a importância desta troca com o Ensino Médio. “É um momento único de descoberta para eles e de inspiração para nós. São projetos inovadores e muito atraentes que mostram o que é a PUC Goiás”. O evento foi encerrado com palestra da psicóloga e professora Vera Morselli para os pais, no próprio colégio, sobre vocações.

Portas Abertas

Para levar informações aos estudantes sobre os cursos da PUC Goiás, a universidade realiza diversos eventos em parceria com as escolas para apresentar as formações disponíveis na instituição. Já estão agendas para este semestre outras duas escolas de Ensino Médio. Caso tenha interesse em levar a feira das Profissões para a sua escola, entre em contato com a [email protected].

(Colaborou Lucas São José de Faria, estagiário de Jornalismo)

Confira mais fotos