Exposição Espiritualidade Poética é aberta para visitação pública

A Exposição Espiritualidade Poética, inaugurada na noite da última quarta-feira, 15, na Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) compõe um ciclo de atividades artísticas e culturais do XI Congresso Internacional de Ciências da Religião, que discutirá o tema Religião, Arte e Cultura: multiplicidades convergentes de 18 a 20 de abril com palestras, em sua maioria, remotas, e presenciais.

Realizada em parceria com a Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV), a Exposição tem curadoria do doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC, prof. Marcelo Gabriel de Freitas Veloso e do artista plástico Pedro Galvão e ficará aberta para visitação pública até o dia 20 de abril, nos turnos matutino, vespertino e noturno.

De acordo com o docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, prof. José Reinaldo, a exposição reúne obras de mais de 40 artistas plásticos, que incluem pinturas, esculturas e uma instalação, além de uma mostra de acervos do IPEHBC, alusiva aos séculos XVIII e XIX.

“A arte para nós não é só um adereço, algo exteriormente anexado, mas é parte da reflexão científica, filosófica, teológica e, em nível de Ciências da Religião, aborda o fenômeno religioso, a partir dessas diferentes possibilidades”, refletiu.

De acordo com o curador, prof. Marcelo, a proposta é agregar tudo aquilo que os artistas entendem na perspectiva da espiritualidade, cultura e arte, que são o mote do Congresso. Com estilos artísticos que vão do naturalismo ao abstracionismo, a Exposição engloba todas as possibilidades como formas de expressão artística de cada particularidade estética.

“A curadoria tentou dialogar com as diversas formas de espiritualidade possíveis, tendo a arte como mecanismo ou forma intermediária entre o preceptor e o artista”, explicou o curador.

A perspectiva dos artistas

Pedro Galvão, que também é presidente da AGAV, explicou que a Exposição é uma oportunidade para os artistas divulgarem trabalhos que estavam esquecidos dentro dos ateliês.

“A inspiração é uma espiritualidade, então na curadoria consideramos isso, o trabalho autoral de cada um. Temos algumas pinturas feitas há mais de 10 anos, que há muito tempo o próprio artista não via, então é um resgate do trabalho”, pontuou.

Uma das expositoras, a artista plástica Alessandra Teles, traz a paixão pela arte codificada no próprio DNA e vê no seu trabalho uma forma de fazer uma relação entre as telas que pinta e a poesia de um dos maiores ícones da literatura goiana, José Mendonça Teles, que já foi homenageado pela PUC com o título de doutor honoris causa.

Emocionada, a filha do escritor mostrou uma das telas que levou para a exposição: ela pintou a casa do pai, situada na Rua 24, no Centro, onde funciona atualmente seu ateliê.

“É uma homenagem que faço ao meu pai, escritor goiano apaixonado por Goiás, que escrevia sobre o estado e nossas tradições. Depois que ele partiu, surgiu a ideia de linkar a minha arte com a poesia dele e isso é uma forma de mostrar às novas gerações quem foi  José Mendonça Teles”, destacou.

E meio às telas, uma Frida Khalo de cor cinza ganha destaque pela forma nada convencional como foi pintada. De autoria de Cida Felipe, a artista quis fazer uma alusão à vida sofrida e reclusa (acamada) da artista mexicana, que é uma inspiração mundial atemporal. No fundo, utilizou material reciclado e tinta dourada caseira, produzida com pigmentos e aditivos.

Em outra tela, ela instiga a reflexão da arte como expressão da alma: “fiz em óleo um anjo, cuja metade é noite e a outra, luz. Um coração em volta dele, composto por estrelas, revela uma áurea em formato de coração”, descreveu.

(Fotos: Ana Paula Abrão)

Tema: Exposição Espiritualidade Poética

Período: até 20 de abril, de segunda a sexta-feira, nos três turnos

Entrada gratuita