Evento resgata memória e cultura goiana

Em comemoração ao Dia do Folclore, o Instituto do Trópico Subumido (ITS) realiza hoje, 23, uma série de atividades culturais e gastronômicas no Memorial do Cerrado. Durante a manhã, quatro escolas – duas municipais e duas estaduais – conferiram apresentações culturais de catira, declamação de poemas, capoeira e folia de reis que foram seguidas de um café da manhã típico oferecido na cidade cenográfica. Outra novidade foi a gravação do programa Frutos da Terra, de Hamilton Carneiro, direto do câmpus 2.
De acordo com o diretor do ITS, José Rubens Pereira, o Memorial do Cerrado tem como finalidade máxima o estudo científico e o resgate da cultura goiana. Ele agradeceu à universidade pelo apoio dado aos projetos e atividades realizadas no espaço e reforçou que o Instituto continuará servindo à comunidade como local de aprendizado e valorização das expressões culturais populares.
Em sua fala, o reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado ressaltou a necessidade de construir uma universidade que se preocupa com pesquisa, ensino e resgate da memória cultural. “Muitas vezes conhecemos mais os frutos dos outros (em referência à homogeneização da cultura) e assim acabamos perdendo nossas raízes, nossa identidade”, disse o reitor para uma plateia de estudantes secundaristas.
Assistindo às apresentações, o estudante do 2º ano do Colégio Estadual Parque dos Buritis, Gabriel Araújo, afirma que é importante resgatar as tradições, pois esta é uma maneira de “melhorar a autoestima do brasileiro e mostrar as danças e histórias que muitos não conhecem”.
Convidado a refletir sobre o Dia do Folclore, o escritor Bariani Ortêncio apresentou a etimologia da palavra e falou da importância de se educar as novas gerações em relação à cultura local. “O folclore é tão importante no ensino fundamental quanto português e matemática”, afirmou ele que complementou dizendo que o estudo da arte e cultura popular pode transformar vidas e ensinar os mais jovens a respeitarem sua própria história e o próximo.
O professor da PUC Goiás, Roberto Malheiros, também falou sobre o projeto do Memorial do Cerrado enquanto espaço científico e resgate biológico, humano e geográfico de Goiás. “Este é um espaço muito especial para todos nós. Um espaço construído pela PUC Goiás que valoriza a cultura e contribui para a educação do nosso povo”, afirmou ele que acompanhou o desenvolvimento do espaço desde o início.
As atividades de dança, culinária local e oficinas sobre o folclore brasileiro continuam no período vespertino.