Evento planeja novo semestre acadêmico

O início do semestre letivo na PUC Goiás será precedido pela 48ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap), voltada para professores e alunos. Esta edição, que será realizada de 8 a 11 de fevereiro, traz o tema A universidade do futuro. A temática retoma a primeira edição da Siap em 2020, mas com os desafios trazidos pela pandemia do novo coronavírus e o impacto na ciência e no ensino superior.

O evento on-line será aberto, às 19 horas, com a conferência do professor Georges Blanc, emérito da Escola de Altos Estudos Comerciais em Paris (HEC) e consultor para o desenvolvimento de Instituições de Educação Superior na Europa e América Latina pela Columbus Association. A fala dele será transmitida ao vivo no YouTube da PUC Goiás. Ao longo da Semana, cada Escola e cada curso realizará programação própria e deve discutir o futuro dos cursos e da instituição nos próximos 10 anos.

“Está claro que o Brasil e o mundo precisam de conhecimento científico inovador e de ação política transformadora, que coloque a serviço de todos os benefícios produzidos. Justamente numa hora em que se fala muito de tecnologia e automação, surge uma urgente demanda por mentes inovadoras e críticas, capazes de encontrar novas estradas para a política, a economia, a comunicação e a ecologia. O lugar que tem que responder a essa demanda é a escola e, especialmente, a universidade”, afirma o reitor Wolmir Amado.

No desafio de responder os questionamentos e as dificuldades trazidas pela pandemia, a universidade entra na terceira década do século XXI e debate questões nacionais e internacionais da educação superior. No ano passado, vários gestores da PUC Goiás participaram de um curso de formação internacional para dirigentes universitários. O contato com colegas de vários países e as reflexões dos conferencistas abriram perspectivas interessantes e lançaram desafios.

Outra fonte de inspiração para o planejamento institucional de 2021 são os temas intensos de três iniciativas da Igreja Católica: o Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco; o Ano “Família Amoris Laetitia”, que terá início aos 19 de março, quinto aniversário da Exortação Apostólica Amoris Laetitia; e a Campanha da Fraternidade Ecumênica com o tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor.

Confira a programação completa da Siap aqui.