Evento discute possibilidades do envelhecer

A disciplina Ética e Cidadania encerrou o período de aulas com um momento especial de integração com os alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da PUC Goiás. O evento Envelhe Ser, realizado nesta quinta-feira, 25, na Área 4, reuniu professores e alunos para partilhar as principais aprendizagens do semestre. Foi também um momento de confraternização presencial da turma, após várias aulas on-line.

Professora Lisianne em momento de agradecimento a parte da equipe responsável pela disciplina

Para a professora voluntária e assistente social, Lisianne Lima de Santana, a disciplina promove um trabalho de desconstrução sobre a velhice, vista socialmente como algo de desuso ou inútil e permite trabalhar instrumentos em prol deste envelhecimento ativo. Ela destacou a leitura compartilhada livro Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior, e o intercâmbio com alunos de Portugal. “Os velhos e as velhas ainda estão em fase produtiva e são incríveis”, afirma Lisanne.

Maria Tomé e colega recebem lembrancinha de voluntária (Foto: Weslley Cruz)

A aluna Maria Tomé Ferreira dos Reis, 64, cursa a disciplina Ética e Cidadania há dois anos desde que entrou na Unati. “Eu acho que ela é um norteador da vida. É muito importante a cidadania, no sentido de você conhecer os seus direitos e os seus deveres”, afirmou ela.

Neste semestre, foram oferecidas as disciplinas Espanhol, Inglês, Francês, Saúde Mental e Qualidade de Vida na Velhice, Dança Circular em Cadeiras, Ética e Cidadania e Introdução à Produção de Conteúdo Audiovisual.

Mais informações sobre as atividades da Unati pelos fones: 3309-6154 ou 3309-6155.