Estudantes da PUC premiados no prêmio IEL

Os estudantes do curso de Direito, Fabrício Cardoso Gomes e Ana Thalia da Silva Cascalho foram os vencedores da modalidade projeto inovador na16ª edição estadual do Prêmio IEL de Estágio, em primeiro e segundo lugar respectivamente. O resultado foi divulgado no último dia 17 de dezembro.

A coordenadora de Estágio, Monitoria, Egressos e Empresas Juniores da PUC Goiás (CAEME), profa. Marília Rabelo, reforça o compromisso da universidade em qualificar  as práticas de estágio desenvolvidas pelos seus cursos e estudantes. “É um resultado que nos orgulha muito, pois  fortalece o nosso programa de estágio e a parceria PUC Goiás e IEL, pactua com as novas tendências do mercado de trabalho, que exige estagiários e profissionais proativos, inovadores, com competências e habilidades congruentes com as práticas exitosas”.

Durante um ano, os dois estudantes participaram de um programa de trainee em três escritórios (Arthur Rios Advogados, GMPR Advogados e Lara Martins Advogados) e fizeram uma imersão completa na advocacia, compreendendo todas as etapas que envolvem este trabalho, incluindo recepção ao cliente, controladoria jurídica, diligências externas, peticionamento jurídico e acompanhamento com os sócios.

O projeto de Ana Thalia foi de intervenção na plataforma de gerenciamento de processos, atividade que era executada somente in loco, dentro do escritório. Ela propôs uma alternativa que permitia aos funcionários trabalhar de home office, o que foi visionário em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus.

Efetivada na empresa como estagiária, ela avalia que essa experiência a permitiu aprender valores profissionais e pessoais. “Eu pude viver intensamente a advocacia, desde a recepção até o acompanhamento dos sócios. Tive contato com profissionais que sempre admirei, me identifiquei e me reconheci no estágio”, reflete a estudante.

Já Fabrício, que ficou em segunda colocação, essa experiência foi uma oportunidade para entrar em contato com a prática jurídica e aprofundar a teoria vista em sala de aula. Ele desenvolveu o projeto Memória da Diligência – Sistema MD para aprimorar a gestão do sistema de diligência externa do escritório, oferecendo uma alternativa virtual para melhorar o fluxo de trabalho.