Estudantes criam aplicativo para monitoria

Um trabalho que promete melhorar o acesso dos monitores de disciplinas da PUC Goiás. Esta foi a forma como 12 graduandos do curso tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas encerraram o curso com duração de três anos. Eles propuseram um aplicativo que facilita a monitoria, realizada por mais de 900 estudantes na PUC Goiás.

A apresentação da pesquisa também foi o momento de celebração do aniversário de 10 anos do curso, que atualmente tem mais de 100 alunos.  Orientados pelo professor André Luiz Alves, eles tiveram acesso aos dados usados pela Coordenação de Apoio ao Estágio, Monitoria, Egressos e Empresas Juniores (Caeme) para criar o novo serviço, que será inicialmente usado na Escola de Ciências Exatas e da Computação.

Diego Viana da Silva, formando do curso, afirmou que a iniciativa para desenvolver este sistema foi uma demanda do próprio grupo, formado por alguns monitores, que identificaram a necessidade de melhorar a gestão da monitoria. “Trabalhamos de forma colaborativa e, de alguma forma, simulamos uma experiência no mercado de trabalho”.

Outro integrante do grupo conta que o aplicativo irá disponibilizar o acesso a professores, disciplinas, cursos e edital de monitoria. Segundo Junio Alves, também formando, o SIMPUC, como foi chamado, será um facilitador deste contato entre professores e monitores, o que antes era feito pessoalmente e em uma agenda específica.

Coordenador do curso, Joriver Rodrigues Canedo, afirmou que o projeto integrador escolhido pelo grupo permitiu colocar em prática o conteúdo teórico aprendido ao longo dos anos. “Isso é muito Isso é muito importante para eles poderem sentir como funciona a realidade”, explicou ele.

Eles escolheram uma demanda que já existe na PUC, segundo a professora Mirian Gusmão, coordenadora da ECEC. O novo aplicativo qualifica o processo que envolve a parte burocrática da gestão. Para ela é um retorno dos alunos para a universidade do que aprenderam na instituição.

A monitoria é um estágio em docência com a possibilidade de assistir um estudante durante as aulas de uma disciplina já cursada. Pode ser realizada tanto na graduação quanto na pós-graduação.

Fotos: Wagmar Alves