Estão abertas as inscrições para o Programa de Voluntariado

por Eliani Covem (Proex)

A Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex) da PUC Goiás está com inscrições abertas, até o dia 2 de março de 2021, para voluntários em seus Programas e Projetos de Extensão. A inscrição deve ser feita pelo SOL, no site da PUC Goiás. Além de ser um espaço de formação e troca de experiências, a participação como voluntário nos Programas de Extensão da PUC Goiás dará direito a certificação semestral, conforme o registro da frequência. Vários programas e projetos de extensão estão disponíveis para a atuação do voluntário.

No Instituto do Trópico Subúmido (ITS), localizado no Câmpus II, Jardim Mariliza, o voluntário poderá participar de práticas nas áreas socioambiental, de planejamento urbano-ambiental e de economia solidária. Já na Coordenação de Arte e Cultura (CAC), no Câmpus I, o voluntário tem a oportunidade de atuar nos Grupos que promovem a criação, produção, montagem e apresentação de obras nas linguagens artísticas de Dança, Coral e Teatro.

A Coordenação de Extensão (Cdex) agrega diversos programas e possui uma equipe de comunicação. A equipe atua em duas frentes: na área de produção, direção de arte com a criação de materiais gráficos e audiovisuais, campanhas publicitárias mensais para os programas de extensão e dos principais eventos relacionados à Cdex. Na área de assessoria de comunicação com a produção de clippings, releases, coberturas fotográficas, mailings, relacionamentos com mídias externas, gestão de mídias digitais.

O Programa de Direitos Humanos (PDH) desenvolve projetos e atividades com temáticas relacionadas às questões da mulher, da cultura afro-brasileira e da educação e cidadania. O Programa de Gerontologia Social (PGS) trabalha com projetos voltados para as questões dos idosos, entre eles, a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati). O Programa em Nome da Vida (PNV) atua em diferentes projetos e ações sobre temáticas da saúde e defesa da vida, como uso e dependência de drogas, promoção à saúde e saúde da família.

O Programa de Referência em Inclusão Social (Pris) atua em diversos espaços em defesa da efetivação e da promoção de direitos das pessoas com deficiência, transtornos de desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, altas habilidades e superdotação, além de necessidades educacionais específicas, para a inclusão social, com o Projeto Alfadown, Aprender a Pensar, PRIS na Comunidade, VER, Projeto Saúde e Políticas Públicas.

O Instituto Dom Fernando (IDF) atua em pesquisas, eventos, assessorias, formação e articulação com movimentos sociais e políticas públicas nas temáticas da infância, adolescência, juventude e família. Fazem parte do IDF o Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos (Cecom) e o Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão Aldeia Juvenil (Cepaj).

Depois de inscritos, os candidatos devem participar dos Encontros de Formação Específica, que serão realizados em regime remoto, com as datas marcadas pelas coordenações e informadas aos interessados por e-mail. É obrigatória a participação na Formação Específica. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (62) 3946-1060.