Espetáculo do Arte e Fatos será transmitido nesta sexta-feira

Mesmo diante dos desafios da pandemia, o grupo de teatro Arte & Fatos, da Coordenação de Arte e Cultura (CAC) da PUC Goiás, segue cumprindo o ofício de levar arte aos lares goianos. Nesta sexta 19, a partir das 20 horas, o grupo apresenta a peça A Clara do Ovo, que será transmitida no canal do YouTube da Feteg — Federação de Teatro de Goiás, na programação #OcupaFeteg. Com dramaturgia e direção de Danilo Alencar, a peça, há 15 anos em cartaz, aborda questões sobre pobreza, prostituição, alcoolismo e enclausuramento infantil.

Com uma linguagem teatral que permeia entre a fantasia e a realidade, A Clara do Ovo consegue atrair a atenção do público do início ao fim. De forma dramática, Ubaldo, personagem interpretado pelo ator e escritor Pablo Diego Garcia, conta a história da relação conturbada que enfrenta no cenário familiar. Para o ator, a dramaturgia é uma oportunidade de refletir sobre os mistérios das relações humanas. “Toda vez que volto ao texto, ele me faz pensar em uma poesia triste sobre a liberdade, sobre o ser como verbo-humano. O que é ser humano? E por que somos tão cruéis?”, enfatiza Pablo.

Inspirada em uma história real, a peça é fruto de relatos contados por uma prostituta que vivenciou conflitos familiares. Para o dramaturgo, a arte tem o poder de eternizar aquilo que, por natureza, é efêmero na vida real. “A dramaturgia foi inspirada em relatos que ouvi de uma prostituta. Coloquei no palco o que ela me contou e escrevi a dramaturgia para que essa história seja eternizada pela arte”, enfatiza.

A peça faz parte da programação #OcupaFeteg, evento idealizado pela Federação de Teatro e promovido com o apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC) da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A transmissão é gratuita e aberta ao público em geral.

Sobre o autor

Nascido no interior de Minas Gerais, Danilo Alencar é dramaturgo e diretor de teatro há mais de 30 anos. O teatrólogo atua como diretor do Grupo Arte e Fatos, da Coordenação de Arte e Cultura da PUC Goiás, desde 1988, onde ministra oficinas de teatro para atores iniciantes e profissionais. Com atuação relevante na cena goiana, Alencar é autor das obras: Nos Trilhos da História (1988), Liberte Uai (1989), Sob o Sol de Canudos (1991), Anjos Poetas (1995), Herdeiros de Zumbi (2000), A Clara do Ovo (2004), Travesseiro (2013), Mundo Cerrado (2015), além de outras. Durante 10 anos, o diretor encenou o espetáculo Balada de um Palhaço (2006), de Plínio Marcos; montagem que circulou pelo Brasil e conquistou vários prêmios em importantes festivais do Brasil.

(Texto: Kanunes Assessoria, foto: Pedro Arthur)