Enfermeira guineense apresenta dissertação desenvolvida na PUC

A agora mestra em Atenção à Saúde pela PUC Goiás Maimuna TchamSem não imaginava que viveria uma pandemia mundial quando fosse apresentar publicamente o resultado de seu trabalho científico sobre a higienização das mãos no seu país natal, Guiné-Bissau. O tema, claro, passou a ser observado com mais atenção, não somente com relação ao país da África Ocidental como em todo o mundo, dada a importância desse protocolo de higiene para a saúde.

No último dia 28 de agosto, Maimuna apresentou os resultados de sua pesquisa “Condições socioambientais de suprimento de água, instalações sanitárias e higienização das mãos em domicílios urbanos de Bissau, Guiné-Bissau” na defesa pública realizada na universidade e transmitida on-line, seguindo os protocolos sanitários atuais de segurança.

Na Sala de Defesas da PUC Goiás, na Área 4 da instituição, apenas ela, sua orientadora, a professora doutora Vanessa da Silva Carvalho Vila e as professoras Priscila Valverde e Milca Severino, esta última a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da universidade. Uma honra para poucos(as).

“Foi um processo muito difícil, cansativo, mas, ao mesmo tempo, gratificante. Por isso consegui forças para chegar até aqui. Pretendo continuar com esse trabalho e chegar a algumas mudanças na realidade mesmo”, explica a enfermeira e mestra. Maimuna fala de Bissau, sua cidade, a qual retornou em 2016 após a conclusão do curso de Enfermagem na PUC Goiás com o apoio de convênios governamentais.

Para o mestrado, também contou com o apoio de convênios entre os dois países de língua portuguesa. Em 2017, foi contemplada no Edital Nacional de bolsas PEC-PG do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para cursar o mestrado em Atenção à Saúde da Escola de Ciências Sociais e da Saúde (ECISS). O trabalho também contou com o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes.

“Foi um estudo muito importante. Tanto para a formação acadêmica da Maimuna quando para a perspectiva de poder contribuir com a realidade a qual ela vive, onde ela reside. Temos uma expectativa grande de que esses estudos tenham impacto naquela realidade”, frisa a orientadora da pesquisa, profa. dra. Vanessa da Silva Carvalho Vila.