Aula Inaugural da Enfermagem discute Campanha da Fraternidade

Dando continuidade aos trabalhos de ontem, em que foi feita a primeira cerimônia de passagem da lâmpada, na manhã desta quarta-feira, 15, o auditório da Área 4 recebeu os estudantes do curso de Enfermagem para a aula inaugural do curso, que é celebrada todo semestre e marca o início das atividades acadêmicas.

A abertura do evento teve apresentação musical da cantora Alessandra Lagares acompanhada de seu filho, o violinista Mário Lucas Lagares. Em seguida, foi feita a composição do dispositivo, que contou com a presença da professora Rosângela Montefusco, Elizabeth Espiridião, o frei Flávio Noleto e o psiquiatra Sávio Teixeira.

A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Karla Prado de Souza Cruvinel, explicou que a aula inaugural marca o início do semestre letivo para o curso de Enfermagem e que, neste semestre, foi pensada e planejada em um formato diferente: “A nossa proposta para hoje é promover uma mesa-redonda que faça um link entre o curso e a Campanha da Fraternidade falando da compaixão fraterna do cuidado, como cuidar com compaixão e fraternidade. Vamos receber três palestrantes incríveis: uma doutora em saúde mental, que é a professora da UFG, Elizabeth Espiridião; também teremos a fala do psiquiatra, Dr. Sávio Teixeira, que vem para fazer uma abordagem desse olhar e também do frei Flávio Noleto, que falará da visão da pedagogia fraterna do cuidado”.

Pensando nesse arranjo, a intenção da professora foi abordar três vertentes em que se desdobram o exercício profissional da enfermagem: espiritual, psicossomática e do cuidado integral: “Nosso objetivo primordial é promover a reflexão dos nossos estudantes sobre a necessidade de exercer um cuidado fraterno e integral, íntegro e, acima de tudo, humano”, enfatizou.

‘DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER’

Ao fazer sua exposição, o frei Flávio Noleto lembrou que o tema da Campanha da Fraternidade de 2023 é Fraternidade e fome e o lema é “Dai-lhes vós mesmos de comer” e ao relacionar o curso com a campanha, o religioso registrou: “As pessoas que precisam de cuidado com a saúde buscam pessoas humanas, precisam ser tratadas com cuidado e zelo, vistas com o olhar de Jesus. Nosso objetivo é deixar uma mensagem humanizada para que, aqueles que atuam na área da saúde, vejam o próximo com sua dor, com seu sofrimento, mas também com a mensagem de esperança”.

Fotos: Wagmar Alves