Egresso do mestrado lança livro sobre Inteligência Artificial

O egresso do Mestrado em Gestão do Patrimônio da PUC Goiás, Márcio Alves da Rocha, lançou, na última semana, o livro Inteligência Artificial, Performance & Ilusão, que traz uma abordagem transdisciplinar sobre a mente e a interação com o mundo, máquinas e objetos. A obra foi lançada no instagram do autor @marciorochaeu e na Amazon. Ele é professor da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG), desde 2006.

O livro é o resultado de sua tese de doutorado, defendida na Universidade de Plymouth (Inglaterra), em 2015. A tese do autor, que tem 45 anos e cuja paixão pela mente humana lhe encorajou na pandemia a realizar uma segunda graduação, a Psicologia, tenta conciliar o artificial com a natureza humana, propondo formas de reduzir o atrito entre o homem e as máquinas.

O autor compreende o computador como uma forma de ampliar as competências humanas, mas que ainda depende de um corpo como dado-chave para experiências e ações que surgem a partir dele. Para isso, a pesquisa revisita as primeiras máquinas mecânicas e autômatos (na mitologia e na ciência), criações mecânicas do século 18, fruto da obsessão de criar máquinas inteligentes numa época em que o relógio ainda era visto como um organismo e a tecnologia disponível não era capaz de materializar tais ambições humanas.

Márcio Rocha assina o projeto gráfico (diagramação, capa, tradução) de Inteligência Artificial, Performance & Ilusão. A versão impressa em inglês (Paperback) é lançamento da Amazon e será vendida em mais de 12 países (USA, Inglaterra, Alemanha, França, Espanha, Itália, Holanda, Japão, Brasil, Canadá, México e Austrália).