Egressas de jornalismo ganham concurso apoiado pelo Google

Será lançado no próximo dia 18, no I Seminário Contra o Discurso de Ódio e o Racismo, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o Guia Tela Preta, desenvolvido por egressas do curso de jornalismo da Escola de Comunicação da PUC Goiás e por estudantes do curso na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás.

O guia surgiu como projeto do concurso SaferLab, promovido pela Unicef Brasil em parceria com a Google.org e foi um dos premiados entre as iniciativas desenvolvidas em 2018 por jovens brasileiros que pertencem a grupos que costumam ser alvos frequentes de discriminação na internet.

Durante o SaferLab, os participantes passaram por três etapas de formação – webinários, imersão e mentorias – com o objetivo de entrar em contato com informações e recursos para criar projetos relevantes: Direitos Humanos na internet, técnicas práticas de narrativas e produção de conteúdo online.

Durante o processo, que durou cerca de um ano, os finalistas foram ajustando os projetos até a última etapa que terminou com escolha dos melhores protótipos a ganharem bolsa para serem implementados.

O Tela Preta – um guia para abordar questões raciais no ambiente escolar foi um dos premiados, ficando entre os dez melhores projetos digitais do país combatendo o discurso de ódio na internet nas escolas.

Neste guia, professores dos mais diversos níveis de ensino conseguem construir planos de aulas baseados em vídeos selecionados e organizados em quatro grandes áreas para debates educativos. Tudo isso seguindo as diretrizes e conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação escolar no Brasil.

No dia 20, dois dias após o lançamento no evento, o guia ficará disponível também online, colaborando com educadores de todo o país. Assinam o guia as jornalistas egressas da Ecom/PUC Goiás Ana Amélia e Narelly Batista, a egressa da FIC/UFG Caroline Brandão e a estudante de jornalismo da mesma instituição Janaína de Oliveira. Todas as informações sobre o guia e suas autoras estão disponíveis no site telapreta.com.