EFPH sedia duplo congresso teológico

A Escola de Formação de Professores e Humanidades, situada na área VI, sedia o I Congresso Bíblico-Teológico da PUC Goiás e o I Congresso Arquidiocesano de Animação Bíblica da Pastoral, eventos que ocorrem simultaneamente e de forma presencial até o dia 25 de novembro, das 19h às 21 horas.

A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) é um serviço essencial à evangelização da igreja no Brasil. Na sua origem, dentro do espírito do plano de Pastoral de Conjunto, promove a ação catequética, o aprofundamento doutrinal e a reflexão teológica, propondo um caminho de formação sistemática e progressiva da fé, para que as pessoas, acolhendo a palavra anunciada, vivam uma experiência pessoal e comunitária no Deus de Jesus Cristo e celebrem o Ministério da Redenção no serviço aos irmãos.

A solenidade de abertura ocorreu na noite desta segunda-feira, 21, e foi marcada por uma conferência sobre o tema Animação bíblica da pastoral no Brasil (CNBB), proferida de forma virtual pelo arcebispo metropolitano de Goiânia, dom João Justino, e de forma presencial pela assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a animação bíblico-catequética da CNBB, mestranda Mariana Aparecida Venâncio.

Presente no evento representando a Arquidiocese de Goiânia, o monsenhor Luís Lobo reafirmou o objetivo dos congressos de fortalecer a animação bíblico-catequética não só dentro da Arquidiocese, mas também promover um reforço externo para os professores de Teologia, para que, dessa forma, seja possível mostrar a importância da palavra de Deus na ação pastoral, na igreja e na vida das pessoas. “Nesse sentido, o congresso vai colocar várias orientações, reflexões, trabalhos, grupos de trabalho, durante toda essa semana aprofundando o tema da palavra de Deus e seu sentido na nossa vida”, explica.

O monsenhor destacou também a participação de todos os seminaristas da Arquidiocese, bem como padres, freiras, alunos do mestrado e doutorado em Ciências da Religião e até mesmo leigos.

A professora Olga Ronchi, reitora da PUC Goiás, destacou que o objetivo dos dois congressos é promover uma reflexão teológico-bíblica e pastoral de forma ampla, de modo que o público a que se destina não está restrito aos alunos do curso de Teologia, sendo, pois, um evento aberto à comunidade acadêmica. “A universidade, por ser uma instituição formativa, tem uma colaboração a dar à Arquidiocese, no sentido de formação de agentes de pastoral, bem como aos estudantes da Teologia e à comunidade acadêmica de uma forma geral. Neste sentido, esses congressos também têm o objetivo de promover a evangelização, trazer a palavra de Deus não só como teoria, mas como prática, por isso vamos ter oficinas que ensinarão a partir da reflexão bíblica, para que a gente possa também praticar a palavra, não só ouvir e rezar”, explica.

A assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Mariana Aparecida Venâncio, comemorou a realização dos congressos e explicou a abordagem da sua conferência. “Vamos falar sobre o que é animação bíblica na pastoral, como esse movimento se desenvolveu, desde antes mesmo do conselho Vaticano II, vamos também identificar alguns desafios, a forma como a animação bíblica da pastoral funciona e está organizada no Brasil hoje e algumas perspectivas para que o trabalho possa avançar”, esclareceu.

A programação do evento inclui conferências, animação bíblica e mosaico de experiências pastorais. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas pelo link na bio do Instagram @teologiapucgo.