Educação nutricional é tema de roda de conversa com alunos da Unati

A educação alimentar e nutricional ocupa posição estratégica para a prevenção e controle dos problemas alimentares e nutricionais atuais e para a promoção da alimentação adequada e saudável.

Inserida em uma das diretrizes da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, configura-se como estratégia fundamental para o enfrentamento das problemáticas brasileiras referentes à má nutrição, como o excesso de peso e a obesidade, permitindo refletir sobre toda a cadeia produtiva, desde a produção até o acesso a alimentos adequados e saudáveis.

Atento ao fato de que a promoção de uma alimentação saudável, especialmente na terceira idade, é fundamental para a manutenção da vida com qualidade, o Programa de Gerontologia Social (PGS) da PUC Goiás promoveu, na tarde desta quinta-feira, 06, uma roda de conversa sobre educação nutricional com os alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), na sala 110, da área 6.

Veja fotos do evento

O evento teve início com palestra da nutricionista Ana Paula Borges Miziara, também professora do curso de Nutrição da PUC Goiás. Em seguida, os estudantes de Nutrição formaram rodas de conversa com alunos da Unati e fizeram um bate-papo, entrevistando-os sobre seus hábitos alimentares.

Responsável por promover o encontro, a professora Lisa Valéria Torres, coordenadora do programa de gerontologia social da PUC Goiás, manifestou grande alegria ao ver a integração formada entre os graduandos e os alunos da Unati: “Falar de alimentação na velhice é fundamental para quem acredita que é possível envelhecer com saúde. A gente entende que os nossos estudantes da Unati da PUC Goiás têm um envelhecimento diferenciado porque eles são ativos, participam de todas as propostas”, destaca.

Ao falar sobre a relevância da iniciativa, a professora Ana Paula Borges Miziara frisou que o tema tratado é muito importante para a disciplina de educação nutricional porque oportuniza trabalhar os aspectos de educação alimentar e nutricional, com o planejamento das atividades e de recursos educacionais: “Os estudantes da Nutrição, conversando com as pessoas acima de 60 anos, vão orientar com relação à uma alimentação e nutrição de forma mais saudável e prática, de forma descomplicada a ponto de fazer parte da rotina desse público, para conseguir seguir as orientações em casa”, explica.

A professora também explicou que haverá outra atividade nesta mesma iniciativa, no dia 01 de dezembro: “No segundo encontro, nós vamos, de fato, dar orientações nutricionais pertinentes à realidade apresentada hoje, mas utilizando recursos mais lúdicos para que o aluno entenda a proposta apresentada de uma forma mais efetiva e divertida”, conta.

Aos 68 anos de idade, o aluno Cairo Aluísio da Silva, tornou-se calouro da Unati e participou da atividade. Entrevistado pelos estudantes, ele considerou a dinâmica esclarecedora e informativa: “Eu agora sei como comer com qualidade gastando o suficiente e aprendi a importância de servir sempre um prato colorido, com diferentes verduras, e ingerir mais frutas e castanhas”, disse animado.

Embora a Unati já tenha quase 300 estudantes matriculados neste semestre, ainda é possível fazer matrícula. Para tanto, basta apenas que o aluno tenha 60 anos ou mais. As atividades são gratuitas. Para mais informações, acesse o link: https://sites.pucgoias.edu.br/puc/pgs/quem-pode-participar/.