Dom João Justino recebe Pálio Arquiepiscopal

A solenidade para a imposição do Pálio ao arcebispo metropolitano, dom João Justino de Medeiros Silva, ocorreu no último sábado, 19 de novembro, e foi conduzida pelo Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, na Catedral Metropolitana de Goiânia.

Em cerimônia amplamente prestigiada, dom João Justino recebeu a imposição do Pálio e explicou um pouco sobre o significado da liturgia: “Durante a celebração com rito próprio, a insígnia que parece uma estola é colocada sobre os ombros e nela há três cravos atravessados, que remetem àqueles da cruz de Cristo. O Pálio lembra a fidelidade do pastor no pastoreio de Jesus, por ser aquele que coloca a ovelha sob seus ombros, na unidade do pastoreio que todos os bispos da igreja fazem unidos ao Papa Francisco”, esclareceu.

Dom João manifestou, ainda, enorme alegria em receber o Pálio na Arquidiocese de Goiânia, onde já está há 9 meses, e disse que a celebração reforça o compromisso por ele já feito de levar adiante a missão que a Igreja lhe confiou.

Presença da comunidade acadêmica 

Emocionada com a imposição do Pálio ao arcebispo, a reitora da PUC Goiás, Olga Izilda Ronchi, falou sobre a simbologia do rito, citando o pastoreio, a via crucis e a ressureição de Jesus Cristo.

“O Pálio é o símbolo do encontro amoroso do arcebispo com cada um de nós, membro da Arquidiocese de Goiânia, mas ao simbolizar os pregos que crucificaram Jesus na cruz, também nos lembra que ser pastor é uma alegria e uma entrega aos sacrifícios cotidianos, especialmente, por parte dos arcebispos, porque cuidar do rebanho e do povo exige uma entrega radical a serviço do reino e da Igreja, do evangelho de Jesus Cristo. Nós sabemos que Jesus Cristo passou necessariamente pela cruz para sua redenção, apesar da ressureição, porque foi um caminho necessário”, reflete.

A reitora lembrou que, ainda na celebração, dom João Justino aproveitou a oportunidade para anunciar uma mudança estrutural que está sendo feita na Arquidiocese, com a criação de dois novos Vicariatos: da solidariedade e da evangelização, importantes por trazer as pastorais sociais, especialmente, por meio do Vicariato da Solidariedade, que vai tratar da dimensão social, que aproxima os cristãos da participação efetiva da vida em sociedade.

Também estiveram presentes na cerimônia o governador de Goiás, Ronaldo Caiado; o vice-governador, Daniel Vilela; deputados, vereadores, o secretário geral da Sociedade Goiana de Cultura, Wolmir Amado, dentre outras autoridades.

Curiosidades

O rito da imposição do Pálio é a celebração eucarística por meio da qual o arcebispo faz sua profissão de fé e juramento de fidelidade, bem como reforça o juramento de lealdade ao papa e seus sucessores.

O Pálio, usado pelo papa e pelos arcebispos, consiste em uma faixa em formato de ‘Y’ feita de lã branca que é colocada sobre os ombros deles. Trata-se de uma insígnia que representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez Cristo com a ovelha perdida, sendo, pois, o símbolo da missão pastoral do arcebispo e uma prerrogativa dos arcebispos metropolitanos como símbolo de jurisdição em comunhão com a Santa Sé.

O Papa Francisco instituiu que o Núncio Apostólico de cada país fizesse a imposição do pálio ao arcebispo com a presença de seus diocesanos. Antes, a imposição do Pálio só acontecia em Roma.

Fotos: Ana Paula Abrão