Dom João Justino ministra aula magna na PUC

Um pastor da educação, que estuda e acolhe o projeto educativo do papa Francisco. Com esse olhar, o arcebispo metropolitano de Goiânia e grão-chanceler da universidade, dom João Justino, ministrou a aula magna do curso de Teologia da PUC Goiás, na última sexta-feira, 18 de março, no Auditório da Área 2 (Praça Universitária), sobre o tema Interpelações para a educação universitária à luz da palavra do papa Francisco.

Antes de ser eleito como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB, em 2015, dom João já vinha acompanhando o projeto educativo de Francisco e destacou, durante a palestra, a essência da missão do santo padre, que completou 9 anos de pontificado no Dia de São José, 19 de março.

No decorrer da aula, ele citou relevantes documentos escritos pelo papa, entre eles, a exortação apostólica Evangelii Gaudium, publicada em novembro de 2013, que apresenta os objetivos do seu pontificado.

O arcebispo também refletiu sobre como a biografia, formação acadêmica, trajetória religiosa e espiritualidade do padre jesuíta influenciaram a paixão de Jorge Mario Bergoglio pela educação e como sua fé em Jesus Cristo move o chamado para uma Igreja missionária.

Igreja em Saída

Um ponto de destaque na fala do palestrante foi o ponto de partida do projeto de Francisco. Dom João relembrou as últimas intervenções realizadas pelo então cardeal Bergoglio na Santa Sé, antes de ser eleito papa. Em um manuscrito, o jesuíta partilhou com seus colegas cardeais uma demanda urgente e necessária para aquele contexto: a Igreja precisava sair de si mesma.

Dessa forma, com uma visão de uma Igreja em Saída e de portas abertas para anunciar a alegria do Evangelho, o cardeal argentino mostrou ao mundo a grandeza da sua missão.

Da eleição do santo padre, em 2013, à convocação do Pacto Educativo Global, em 2020, o palestrante contextualizou que uma “Igreja em saída leva, também, a uma escola em saída”, deixando a mensagem de que a evangelização tem uma essência educativa e aponta os caminhos para a formação integral do ser humano.

Dom João: o pontificado de Francisco influencia, também, o projeto educativo das escolas e universidades

Assim que eu chego, sou convidado para estar com toda a comunidade acadêmica, abrindo esta aula de 2022. É uma grande honra, no início do meu ministério na Arquidiocese de Goiânia, na qualidade de grão-chanceler da universidade, portando uma marca forte de vínculo do pastor diocesano com a universidade católica“.

Dom João Justino proferiu sua primeira aula magna na universidade, na ocasião do seu 30º dia de posse canônica

Formação

Dom João Justino é doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma (Itália). Ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG), em 1984, onde cursou Filosofia e Teologia.

Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Também foi perito da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB. Conheça a trajetória acadêmica do religioso aqui.

Aula Magna do curso de Teologia ocorreu após a Missa em Ação de Graças pela Abertura do Semestre Letivo

Fotos: Ana Paula Abrão