Diretor da FGR, Guilherme Roriz, ministra aula magna da Engenharia Civil

Dos bancos da universidade para uma posição de destaque no cenário da engenharia civil em Goiás. Egresso da casa, o diretor de planejamento da FGR Incorporações, Guilherme Roriz, foi o palestrante da aula magna do curso de Engenharia Civil, que ocorreu na última quarta-feira, 15, no auditório 2 da Área 2 (Praça Universitária).

Além de partilhar sua trajetória profissional, o engenheiro civil trouxe algumas exigências contemporâneas do mundo do trabalho com o intuito de preparar os estudantes para os desafios que estão por vir, afinal o mundo precisa de profissionais dinâmicos, que tragam soluções para os problemas cotidianos.

Respondendo à pergunta que norteou sua palestra, “qual o perfil de profissional de engenharias que as melhores empresas buscam?”, o gestor citou algumas habilidades comportamentais importantes para o êxito no trabalho, as soft skills, entre elas, trabalho em equipe, resiliência, liderança e foco em resultados.

“A ideia é trazer um mindset, virar a chave na cabeça da turma, para que os estudantes estejam preparados para enfrentar o mercado. Essas habilidades serão exigidas lá fora, mas o estudante pode antecipar um pouco e sair na frente”, ressaltou Guilherme.

Diferencial do curso

Com uma matriz curricular moderna e focada em metodologias ativas que trabalham a aprendizagem baseada em projetos, o curso de Engenharia Civil da PUC visa qualificar os futuros profissionais para um processo de ensino- aprendizagem pautado nas demandas da atualidade.

De acordo com a coordenadora do curso, Marta Pereira da Luz, trazer para a universidade profissionais com uma bagagem de vida e carreira notável são uma forma de incentivar o estudante, além de provar que o sucesso profissional é um caminho possível.

“Conhecer o que as principais empresas querem é de interesse do calouro e do estudante que está saindo da instituição. O curso de Engenharia Civil da PUC tem um corpo docente formado por mestres e doutores atuantes no mundo do trabalho e esse é um grande diferencial da Escola. Esse espírito o estudante carrega com ele”, analisou.

Com os pés dentro da universidade, mas o olhar lá fora, o acadêmico do 9º período, Adimar Praxedes Jorge, tem acompanhado a movimentação no segmento da construção civil nos últimos anos. Com uma leitura crítica e realista do mercado, ele analisa as evidências positivas que estão surgindo em Goiânia para direcionar sua carreira.

“Várias empresas saem de São Paulo, Rio de Janeiro e muitos outros lugares para investir aqui, principalmente, na área de construção predial. É um fato nítido, que dá um retorno muito bom. Goiânia é a capital do ramo imobiliário, podemos dizer. Esta palestra preparatória é de grande conceito, tudo que vem para somar é de muita valia”, opinou o futuro engenheiro civil.

Oferecido na modalidade presencial,  o curso de Engenharia Civil tem a duração de 10 semestres. É importante pontuar que, para muito além das grandes áreas de atuação (Construção Civil, Estruturas, Hidráulica e Saneamento, Geotecnia e Transportes), o engenheiro civil pode atuar no mercado financeiro,  na incorporação imobiliária, na gestão de condomínios, administração de empresas, entre outras esferas do mundo do trabalho.

Saiba mais informações sobre o curso aqui.

Fotos: Weslley Cruz