Devoção mariana: Nossa Senhora de Fátima é acolhida na PUC

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda do Santuário de Fátima, em Portugal, foi acolhida pela comunidade acadêmica neste sábado, 4 de junho, na Área 2 da instituição. Em uma manhã marcada por emoção e alegria, diversos fieis partilharam testemunhos de gratidão à Mãe de Deus, pelas graças alcançadas através da sua intercessão .

Por volta de 6h40, a imagem foi recebida pela reitora da PUC Goiás, Olga Ronchi, e pelos gestores, funcionários administrativos, professores e estudantes, que, em seguida, assistiram uma missa celebrada pelo padre Davi de Jesus, no auditório da Área 2. Encerrada a celebração, os presentes participaram de um momento mariano e seguiram, em procissão, até a Paróquia Universitária, onde a imagem ficou até o final da noite de sábado.

“É um dia de oração consagrado à Nossa senhora, presente na vida da PUC desde a sua origem. Quando dom Fernando criou a universidade, ele a consagrou à Nossa Senhora da Sabedoria. É uma marca que a PUC leva para sua caminhada e assim como Maria nos mostrou o seu filho Jesus, que Ela seja durante essa passagem, esse sinal forte da presença de Deus e do Espírito Santo, às vésperas de Pentecostes”, declarou a profa. Olga.

A passagem mencionada pela gestora refere-se ao período de 50 dias após a Páscoa, quando o Espírito Santo desce sobre os apóstolos, no Cenáculo, com a presença de Maria. Marco da origem da Igreja, este momento foi celebrado com a Vigília de Pentecostes, encerrando a programação na PUC, com a  condução do arcebispo metropolitano, dom João Justino.

Envolvido diretamente na organização do evento, o pároco da Paróquia Universitária, padre Davi de Jesus, afirmou que a recepção à imagem traz o sentimento de acolher a Mãe em casa. Ele também fez uma reflexão sobre a importância de dar visibilidade e gratidão à intercessão mariana, que aproxima as pessoas de Deus, conduzindo todos até o seu filho Jesus.

“Ouvir o testemunho, principalmente das mães, que contaram as dificuldades que tiveram para engravidar e manter a gestação mostra que quem confia em Deus e quem reza, sempre alcança. Ela faz aquilo que Ela sempre fez. Quando ela chega nas Bodas de Caná, ela percebe a situação constrangedora dos noivos, vai no filho e diz que eles não tinham mais vinho. E o dia de hoje é esse momento de graça. E vamos encerrar a programação com a Vigília, tendo a Mãe conosco e suplicando ao Espírito Santo para que a Igreja possa cumprir plenamente sua missão”, refletiu o padre.

Testemunhos

O amor por Nossa Senhora de Fátima foi declarado com muito fervor pela servidora pública federal Leomar Fraga, que veio até à universidade para rezar diante da imagem da Mãe.

Seu testemunho é marcado pela gratidão de quem acolhe, com sabedoria, as bênçãos de Deus em sua vida. Ao longo de sua trajetória, ela relatou os diversos milagres alcançados através da oração diária. Ela viu o irmão curar-se de uma enfermidade, a conversão do filho e teve a força necessária para superar o divórcio e outros fatos que ela acolhe como livramentos.

“Minha ligação com Ela é muito forte, ensinei meus filhos a rezarem o terço, Nossa Senhora é minha advogada. Não consigo sair de casa, sem fazer a novena de Maria passa na frente. Toda minha família é devota de Nossa Senhora e a tenho em meu coração sempre”, declarou, emocionada.

A  alegria de estar diante da Mãe também foi partilhada pelas lideranças da instituição. Para a diretora da Escola Politécnica, profa. Mírian Gusmão e para a coordenadora do curso de Enfermagem, profa. Vanusa Claudete Usier, a presença da imagem peregrina foi providência divina que demonstra zelo e proteção. Elas manifestaram gratidão pela vida, pelas famílias, pelo trabalho na PUC e pela presença mariana em todos os momentos, certas de que muitos milagres ainda serão realizados.

A  imagem peregrina, que percorre o mundo inteiro desde 1947, chegou na capital goiana no último dia 27 de maio e percorrerá diversas paróquias da Arquidiocese de Goiânia, até o final de julho. Neste domingo, Nossa Senhora de Fátima estará no Santuário-Basílica Sagrada Família, onde fica até o dia 12 de junho e, de lá, segue para outras comunidades.

O itinerário completo pode ser conferido no site www.arquidiocesedegoiania.org.br

Confira mais fotos do evento

Fotos: Weslley Cruz