Danilo Alencar estreia websérie

Estreia nesta quinta-feira, 19, às 20 horas no canal oficial da UFG no YouTube, a websérie Retalhos, com direção de Danilo Alencar, diretor do Grupo de Teatro Arte e Fatos da PUC Goiás. A websérie foi realizada a partir do livro A Guerra não tem rosto de Mulher, de Svetlana Alexijevich, “que traz uma história envolvente da Segunda Guerra Mundial. São relatos estarrecedores de mulheres sobreviventes que nunca foram contabilizadas nos livros de história, que sempre deram protagonismo aos homens”, explica Danilo. Os próximos vídeos serão apresentados nos dias 26 de novembro, 3 e 10 de dezembro, sempre às 20 horas.

O diretor do Grupo Arte e Fatos disse que está acostumado a dirigir peças para teatro, atores e atrizes no palco. “Agora me deparei com este desafio de fazer um diálogo cênico com vozes femininas, gravadas em vídeo”. Danilo teve a ideia de trabalhar com professoras: Joana Peixoto, hoje no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Lúcia Rincon, professora de Pós-Graduação da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da PUC Goiás, e Eline Jonas já aposentada, foram colegas de trabalho na PUC Goiás. Suellen Peixoto é professora do curso de História da UFG e Mirele Araújo é psicóloga e atriz.

Danilo afirma que “está sendo uma experiência fantástica. Meu universo feminino, se misturou com o delas. Cada homem tem guardado em si um universo feminino. Os vídeos trazem as histórias de algumas dessas mulheres citadas no livro. Mesmo não sendo atrizes todas me surpreenderam. Estão contando suas próprias histórias, cada uma tem em si sua própria guerra”.

“Nos ensaios, muitas vezes elas se emocionaram, me deixando também emocionado. Tiramos a aula de dentro da sala, criamos uma estética simples utilizando recursos com o audiovisual, trilhando um caminho narrativo dentro da possibilidade de cada uma. Foi um processo de fidelidade, honestidade e paixão”, confidencia Danilo.

“Essas mulheres contam nos vídeos um pouco dos horrores testemunhados na guerra na perspectiva de quem esteve lá, de quem está aqui vivendo a anormalidade de um país que todo dia faz uma guerra diferente, pagando por isso vítimas vulneráveis, sofridas e desprotegidas”, finaliza Danilo.

O projeto inicial partiu da Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PROEC) da UFG, Flavia Maria Cruvinel, que convidou Danilo para coordenar e dirigir a Websérie no programa #CulturaNaUFG. Para assistir à websérie acesse este link: https://www.youtube.com/channel/UCVEN3bSdTJsYvDM0JfqerYA

Texto: Eliani Covem/Assessoria da Proex