Curso para utilizar aplicativos de celular reúne voluntários e alunos da Unati

Com o desenvolvimento de novas tecnologias e formas de comunicação, a sociedade se vê na obrigação de acompanhá-las para não se tornar obsoleta ou se sentir ultrapassada. Como se vê, o avanço tecnológico se dá cada vez mais rápido, o que torna necessária a constante atualização de aparelhos e programas de computadores, por exemplo.

No mesmo cenário, acompanhamos o envelhecimento da população em escala global em função de diversos fatores, dentre eles, o aumento da expectativa de vida ao nascer (tempo de vida), acesso à qualidade de vida (saneamento, saúde e educação), processo de urbanização, dentre outros.

Sempre atento às demandas do público 60+, que são fundamentais para garantir qualidade de vida, o Programa de Gerontologia Social (PGS) da PUC Goiás promoveu, na tarde desta quinta-feira, 13, um minicurso para utilização de aplicativos de celular com os alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), na sala 406, da área 6.

Veja as fotos do evento

Idealizadora destes cursos, a coordenadora do Programa de Gerontologia Social da PUC Goiás, professora Lisa Valéria Torres, lembrou que, ao abrir as vagas para o curso, em poucos dias já havia 60 inscrições: “A inclusão digital é uma agenda mundial relacionada ao público 60+. A disciplina de aplicativos para uso de celular sempre foi muito solicitada por razões óbvias: estamos na era da tecnologia. Para resolver quase tudo, é preciso ter acesso à internet. Conversar com os filhos, fazer compras, acessar conta nos bancos. Tudo isso é feito por meio de aplicativos de celular”, explica.

Institucionalizado em 2017, o programa de voluntariado da PUC Goiás é imprescindível para a realização do curso porque, para ser mais efetivo, é interessante ter pelo menos um voluntário para cada idoso, para auxiliá-lo na parte prática: “A nossa pretensão e prosseguir oferecendo este curso em 2023 e, para isso, vamos precisar da ajuda valiosa dos voluntários”, pontua Lisa Valéria.

Também presente na ocasião, a professora Raquia Rabelo, também do PGS, lembrou que o minicurso faz parte do projeto ‘Ser velho é o máximo’ e entende que o público 60+ tem o direito de transitar e ocupar todos os espaços, sejam físicos ou virtuais: “Para ocupar os espaços virtuais, eles precisam ter conhecimento. Esse minicurso parte do princípio de garantir o direito à inclusão digital do grupo 60+”, afirma.

O voluntário Gildeone Alves Pontes, acadêmico do curso de Direito, foi o responsável por planejar, organizar o minicurso e explicar aos alunos da Unati sobre as configurações do celular e a utilização de aplicativos. Ele disse que os conhecimentos divididos ali são aqueles utilizados no dia a dia: “Eu pretendo ensinar, de forma prática e didática, que eles podem usar a tecnologia a seu favor com os recursos disponíveis no celular”, esclarece.

Há 3 anos Selma Pereira, de 77 anos, é aluna da Unati. Participando atenta do curso, ela considerou a iniciativa muito importante: “Era a minha filha quem me ajudava a preencher os formulários da Unati e fazia as minhas inscrições. Agora eu aprendi. Também aprendi a silenciar esse bichinho, que apitava muito durante a aula!”, comemora.

Fotos: Weslley Cruz