CUFA Goiás será campo de estágio para estudantes da universidade

Um convênio que sela a parceria entre duas instituições com objetivos e uma missão em comum. A PUC Goiás e a Central Única das Favelas (CUFA Goiás) firmaram na manhã desta segunda-feira, 17, na Sala de Reuniões da Reitoria, um acordo de cooperação para a prática de estágio curricular, voltada aos estudantes dos cursos de graduação da universidade.

Presente em 17 países e inserida nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, a CUFA tem o papel de despertar o protagonismo das pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio da oferta de programas nas áreas da Educação, Cultura, Cidadania, Esportes, Empreendedorismo, entre outras. Neste contexto, a organização investe em políticas sociais e cursos profissionalizantes para gerar oportunidades, emprego e renda com um olhar voltado às periferias. Apenas em Goiás, a iniciativa está presente em 32 cidades e inserida em 523 comunidades locais.

O ponto de partida para a viabilização da parceria entre  CUFA e PUC Goiás começou no curso de Publicidade e Propaganda, quando a estudante Alana Pires realizou um estágio de sucesso na CUFA e o resultado dessa experiência agora abre caminhos para que outros estudantes da instituição possam atuar nos programas da organização por meio da de estágio, dentro das suas especificidades e demandas curriculares.

Ao acolher os representantes da CUFA, a reitora Olga Ronchi destacou a missão que a universidade e a organização social têm em comum. “É a dimensão de educar para a solidariedade, a chamada formação integral. Educar para o mundo é um compromisso de humanismo cristão, que tem o outro como ser constitutivo da sua identidade”, refletiu a gestora, ao fazer referência, também, aos inúmeros programas e projetos de extensão que a PUC Goiás oferece gratuitamente à comunidade. A reitora também afirmou que as portas da universidade estão abertas para a prática de estágio e atividades afins.

O presidente da CUFA, Breno Cardoso, agradeceu a acolhida da universidade e relatou as ações sociais mais recentes que a entidade promove atualmente, como a implantação de rede wi-fi nas periferias para diminuir o impacto provocado pelo isolamento social e a oferta de atividades de reforço escolar para auxiliar crianças e adolescentes no seu processo de ensino-aprendizagem.

Ele partilhou dados recentes sobre uma das atividades que ganharam destaque neste período de pandemia, em função do contexto de insegurança alimentar vivenciado por muitos indivíduos na atualidade. Mais de 167 mil famílias em Goiás, que totalizam cerca de 700 mil pessoas, foram atendidas pela organização através da arrecadação de alimentos não-perecíveis. O gestor falou também sobre o diferencial do trabalho da CUFA, que conta com líderes inseridos dentro das comunidades, facilitando as articulações e a identificação das demandas de cada região.

Para oficializar o convênio, estiveram reunidos na universidade, a reitora da PUC, Olga Ronchi; o presidente da CUFA Goiás, Breno Cardoso e o vice-presidente Wanderson Carlos Pereira; a coordenadora de Comunicação da Central no estado, Aline Zia; a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Adriana Ferreira e a coordenadora de Estágio, Monitoria, Egressos e Empresas Juniores, profa. Marília Ribeiro.