Ciência e arte: Zootecnia apresenta maquetes 2D em mostra multidisciplinar

Os estudantes do Módulo Amarelo, do curso de Zootecnia, aceitaram um desafio nada convencional: reproduzir maquetes 2D para ilustrar o sistema digestório dos animais, a partir de materiais recicláveis e sustentáveis para aplicar todo o conteúdo aprendido em sala de aula. Os resultados deste trabalho foram apresentados na 1ª Mostra Multidisciplinar MED ZOO, que ocorreu na última quinta-feira, 15, no Câmpus II (Jardim Mariliza).

Como nesta fase do curso, os acadêmicos estudam as disciplinas de anatomia, fisiologia e morfologia dos animais domésticos, o evento foi uma oportunidade para revisar esses conceitos e esbanjar criatividade.

“Como os zootecnistas são os nutricionistas animais, eles precisam entender da fisiologia, anatomia e bioquímica. Como sou professora da área de Nutrição de Não Ruminantes, vejo fraquezas com relação ao sistema digestório e trabalhamos de uma forma lúdica e criativa para que os estudantes coloquem a mão na massa e compreendam os conceitos”, explicou a profa. Laudiceia Oliveira da Rocha , coordenadora da Mostra.

Outro diferencial dos trabalhos foi a interface com a tecnologia. Todas as maquetes disponibilizaram informações via QR Code sobre a fisiologia digestiva e anatomia dos animais, como o grupo da caloura do curso da estudante de Zootecnia, Gabriella Vitória Costa Santos, que reproduziu o sistema digestório de um cachorro.

Arte e conhecimento

Utilizando uma base de três isopores, o grupo de calouros reproduziu o sistema digestório do animal escavado no centro de material, além de utilizar objetos recicláveis para reprodução dos órgãos. Um canudo para replicar o esôfago, o TNT para referenciar e estômago e o fígado e os balões foram usados para reproduzir o  baço e o pâncreas. Já o intestino delgado foi adornado com retalhos e um cano mais pesado foi utilizado no intestino grosso.

Um fato que chamou atenção foram os pelos reais usados para reproduzir o cachorro, oriundos dos próprios pets dos estudantes (das raças golden, poodle e shih-tzu). Além de colocar os conhecimentos em prática, os estudantes também deixaram seu lado artista falar mais alto.

“Virou uma grande brincadeira, a gente se divertiu e aprendeu juntos. Levamos três dias para elaborar a maquete e elaboramos um vídeo informativo, que pode ser acessado via QR Code”.

A Mostra contou também com exposição dos melhores trabalhos do curso de Medicina Veterinária.

Fotos: Wagmar Alves