Coren homenageia curso de Enfermagem da PUC pelos seus 80 anos

O Conselho de Enfermagem de Goiás (Coren) homenageou, nesta terça-feira, 7, o curso de Enfermagem da PUC Goiás pelos seus 80 anos de criação. A professora Vanusa Usier, coordenadora do curso, representou a PUC Goiás na ocasião, quando foi entregue uma placa de homenagem pela data.

“Creio que o recebimento desta homenagem se deva à relevância do curso. É uma história que teve início na década de 40 e foi feita a muitas mãos”, frisa professora Vanusa Usier, que destaca que o curso possui 80 anos de história relevante e pioneira, já que foi o primeiro curso de Enfermagem do Centro-Oeste e que se consolida no cenário universitário com qualidade e credibilidade inquestionáveis. “O curso obteve nota máxima na visita in loco do MEC (nota 5) e mesmo com os desafios da pandemia, nós conseguimos manter os nossos alunos em sala de aula, as turmas colaram grau nas datas corretas, não houve atraso nos semestres”, cita.

Vanusa destaca também que a PUC Goiás empenhou muitos esforços para montar uma estrutura apropriada para as aulas de modo remoto híbrido, o que permitiu que a aprendizagem não fosse prejudicada, tanto no ensino quanto na pesquisa e na extensão.

Outro ponto forte do curso é a qualificação profissional do corpo docente, formado, em sua maioria, por mestres e doutores e o Mestrado em Atenção à Saúde reforça a pesquisa dentro do curso, oferecendo mais oportunidades de projetos de pesquisa e iniciação científica aos alunos, desde o primeiro período do curso.

Sobre a reformulação do projeto pedagógico, a coordenadora esclarece que atende às normas do Ministério da Educação, agregando a extensão ao ensino. “É um grande desafio, mas com muito estudo e apoio de toda a comunidade acadêmica, especialmente da Pró-reitoria de Graduação, os professores estão sendo preparados para a inserção da curricularização na matriz curricular, no projeto pedagógico, o que virá a somar, cada vez mais no ensino”, afirma.

Outro aspecto que merece destaque no curso é o fato de haver, em dezembro, um grande número de estudantes solicitando colação de grau porque já passaram em residências, além daqueles que estão fazendo internato em instituições privadas e hospitais de alta complexidade e foram convidados para continuar como profissionais, o que destaca a alta empregabilidade do curso.

As atividades deste semestre ainda não terminaram, como lembra Vanuza: “Em dezembro estaremos com muitas atividades no curso, todas em prol da comemoração dos 80 anos, com a mostra dos internatos 1 e 2 e as apresentações de TCC, que já estão acontecendo”, refere.